Aprenda como embalar caixas para os Correios e transporte!

Saber a forma correta que devem ser embalados produtos para entrega via Correio ou transportadoras é uma regra de ouro para quem tem seu próprio e-commerce. Tais exigências também se estendem às especificações de tamanho, peso e conteúdo, por isso, elas devem estar “na ponta da língua” na hora de escolher a caixa ou envelope adequado para seus produtos.

Para você que trabalha com vendas pela internet e sente a necessidade de compreender com mais exatidão quais são esses padrões, a Embalagens Fácil separou algumas dicas e informações pertinentes para que esse processo de envio se torne o mais correto possível aí dentro da sua empresa. Vamos lá?

Quais são e para que servem os padrões das embalagens?

Em geral, as exigências são padrões entre as distribuidoras, ou seja, tanto Correios quanto terceirizadas seguem as mesmas regras em relação a tamanho e peso. A mudança, nesses casos, acontece nos valores empregados por cada uma para o envio. E para entender melhor quais são essas especificações é preciso olhar antes para os tamanhos recomendados de caixas que servirão para proteger o produto.

Os tamanhos padrões recomendados para caixas de envio são divididos em seis categorias distintas. Cada uma com sua altura, largura e módulo definidos, que servem não somente para a divisão de tamanho de produto, mas também para seu conteúdo. Já os envelopes recebem duas classificações apenas: pequena (P) e média (M).

1. (P) Pequena

Indicada para objetos de pequeno porte como jóias, maquiagem, peças, acessórios eletrônicos simples (pendrives, cartões de memória), entre outros.

2. (C) Comprida

A caixa de envio comprida é ideal para garrafas, copos e utensílios domésticos frágeis (de vidro ou plástico), potes e tubos (cremes), e cerâmicas de pequeno valor.

3. (M) Média

A melhor opção para envio de produtos eletrônicos variados como celulares, câmeras e acessórios.

4. (G) Grande

De uso quase geral, o padrão é indicado para todo e qualquer produtos que necessite de espaço e proteção mais simples, como vestimentas, calçados, eletrônicos de médio porte (tablets, por exemplo) e livros.

5. (S) Super

Indicado para produtos grandes, como mochilas e certos tipos de calçados, ou que necessitam de espaço para proteção extra, como computadores, suas peças e acessórios, e eletroeletrônicos (liquidificadores, secadores, entre outros).

6. (H) Hiper

Utilizada principalmente para transporte de produtos grandes ou em grandes quantidades. Peças e acessórios eletrônicos (micro-ondas e impressoras) ou conjuntos e enxoval de cama, por exemplo.

Os envelopes de classificação (P) são indicados para laudas no tamanho A4 ou carta. Já os envelopes (M) são indicados para laudas tamanho A3 ou ofício. Por fim, tais limitações também devem guiar seu momento de escolha para os produtos enviados nas embalagens do seu e-commerce!

3 passos para embalar sua encomenda da maneira correta!

Compreendido os tamanhos e as indicações de cada tipo de caixa de envio, agora é preciso entender como embalar corretamente seu pacote ou envelope com o produto de seu cliente dentro.

Antes de começar tenha em mãos alguns acessórios básicos para auxiliar e garantir maior segurança para o produto. Você irá precisar de rolo de papel kraft, plástico bolha, caixa de papelão e fita adesiva. As quantidades de cada um pode depender do tamanho das caixas e de quais serão os produtos. Vamos lá?!

Passo 1 – Embrulhe o produto com papel kraft

Abra o papel kraft esticando-o bem sobre uma superfície plana. Depois, enrole o produto escolhido com o papel e vá passando fita adesiva em suas extremidades sem deixar nenhum espaço descoberto, passe a fita apenas nas extremidades que poderão abrir e não em toda a caixa. Certifique-se de apertar bem o kraft para que a encomenda fique segura.

Passo 2 – Proteção extra para impactos

Independente de qual seja o produto, você precisará garantir que ele fique bem protegido de impactos. Para isso, quando for colocar sua encomenda dentro da caixa de papelão, coloque também, entre os espaços vagos, algumas folhas de papel com o produto ao centro.

Em caso de produtos frágeis, como vidro ou cerâmica, coloque seu papel bolha e não tenha medo de usá-los, pode colocar uma boa quantidade. Você também pode utilizar isopor ou papel jornal no lugar.

Passo 3 – Não se esqueça do lacre de segurança

Após acomodar tudo dentro, lacre a caixa muito bem utilizando uma fita adesiva adequada para garantir que ela não descole em algum momento da entrega. Passe a fita na parte inferior da caixa para garantir que a encomenda não ‘vaze’ enquanto estiver sendo carregada e na parte superior para que, mesmo se colocada em outras posições, o produto não caia.

Dica extra: atente-se aos dados de entrega e documentação

Outro ponto de suma importância, e que muitas lojas acabam não prestando tanta atenção, é delimitar um espaço para as etiquetas e documentação das encomendas.

Na hora de enviar esses produtos é preciso identificar da forma correta o nome dos responsáveis, endereço de saída e entrega, cidade, estado, CEP de ambos e os dados do produto que devem ser inclusos tanto dentro quanto fora da caixa. Esses últimos dados são, normalmente, enviados dentro de um plástico de proteção colado na parte externa da caixa, para que o responsável consiga entregar a mercadoria de maneira efetiva e precisa.

Aproveite todas as nossas dicas e coloque em prática cada uma delas para aprimorar seu negócio. Complete suas descobertas sobre entrega online e descubra também a importância das embalagens aqui no blog Embalagem Fácil. Confira um novo conteúdo toda semana!

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