Como montar um e-commerce? Veja as principais dicas!

Quer abrir um e-commerce? Confira por onde começar!

Um dos seguimentos que mais cresce e se desenvolve em todo o mundo atualmente é o do comércio pela internet. Compra e venda dos mais variados tipos de produtos que se possa imaginar são comercializados através de diversas plataformas e sites. Esses tipos de lojas virtuais são mais conhecidas como e-commerce e se espalham pela web com muita força.

São diversas as razões para se criar um e-commerce, ou até mesmo levar sua loja física já existente para o mundo virtual. Esse é, atualmente, um dos maiores sonhos de muitos empreendedores, fazer parte de um mercado em expansão e que tem faturado bilhões todos os anos. Ainda sim, como montar um e-commerce? O que fazer para levar sua loja a um novo patamar de vendas pela internet?

Essas são dúvidas que acabam desanimando e fazendo com que muitos desistam da ideia antes mesmo de iniciar qualquer tipo de planejamento. Para entender melhor e compreender como tirar sua ideia do papel é preciso ter em mente alguns aspectos relacionados às ferramentas usadas e aos planejamentos referentes ao seu negócio.

Mas, relaxe, você não precisa entender de tecnologia nem ser um programador ou desenvolvedor digital para fazer isso acontecer. Fique com a Embalagem Fácil e veja tudo o que você precisa para estruturar seu e-commerce desde o início com as melhores dicas para se destacar nesse mercado.

Faça um bom planejamento do seu futuro negócio

Estruture seu plano de negócios descrevendo todos os seus objetivos e os objetivos da empresa. Defina todas as ações que serão tomadas para o desenvolvimento, planejando tudo com muita seriedade e realismo. Desenvolva uma lista desejável de fornecedores para seu e-commerce, defina uma margem de lucro almejada, pontos fortes e fracos do negócio, quais produtos serão vendidos, quais são seus principais concorrentes naquele determinado mercado, um perfil completo de comportamento do seu público-alvo, uma base de orçamento realista para o pontapé inicial, uma boa simulação de mercado com possíveis cenários, tanto otimistas quanto pessimistas e realistas.

Defina o domínio e a melhor plataforma para seu e-commerce

A escolha do domínio, ou endereço virtual que será usado para acessar seus produtos para venda, ou seja, o site usado como loja virtual. Esse ponto é de suma importância para garantir a ponte entre seus produtos e o consumidor. Para quem pretende criar sua loja do zero, é recomendável criar um nome interessante que causa interesse e impacte o consumidor, se a ideia for migrar a loja física para uma digital, ou mesmo ter a duas ativas, o mais interessante é utilizar um nome igual ou similar ao da loja física.

Quanto à plataforma, o sistema que será utilizado para montar a loja online, precisa te dar todo o suporte para manter sua loja no ar constantemente. Ainda que esse seja um passo indispensável é preciso entender que não existem plataformas excepcionalmente mais vantajosas que outras quando se trata de vendas, o que vai definir se sua loja vende mais ou menos são seus modelos de negócio e produtos. Fique atento, as plataformas com os melhores suportes são pagas em planos anuais e mensais. Sim, existem plataformas gratuitas que oferecem um bom serviço, mas é preciso entender quais são seus planos de vendas e escolher a plataforma que melhor oferece suporte para seu negócio.

Escolha qual opção de pagamento será integrada ao site

Essa é uma escolha das mais importantes durante a criação ou transição de sua loja para o e-commerce. É preciso deixar claro para o cliente, e mais ainda, dar toda a confiança a ele(a), sobre as formas de pagamento permitidas em sua loja virtual. Defina com muito cuidado e atenção todos os aspectos relacionados ao pagamento.

Existem algumas opções muito boas, que devem ser escolhidas conforme o tamanho de sua loja, o tipo de produto que você vende e até mesmo a quantidade de produto disponível. Para comércios menores, uma boa opção é o pagamento direto, por exemplo, transferência ou depósito em conta e PIX e pode ser feitos através de negociação direta com o cliente. Nesse modo, o valor do produto vendido cai diretamente na sua conta sem a necessidade de pagamento de taxa.

Uma maneira interessante para quem tem uma quantidade boa de vendas é o sistema intermediador de pagamento. Sistemas como o PayPal e o Pagseguro, cobram uma taxa fixa por cada transação feita e todo o valor pago é transferido para a sua conta já com os descontos das taxas inclusos pelo uso daquele serviço.

Para comércios maiores e de grande saída, os pagamentos podem ser feitos através de contratos diretos com serviços fornecidos pelos próprios bancos, já que esses conseguem lidar com grandes movimentações e ainda utilizar e direcionar esses valores maiores em outros investimentos ligados a loja online.

Organize seu site e mantenha tudo sempre em ordem

Outro dos passos essenciais para manter sua loja sempre relevante nas vendas e agradar seus clientes, indo além de apenas oferecer um bom atendimento e bons produtos, é uma boa organização no website. Defina muito bem todas as propostas do site diretamente ao consumidor.

Defina um tema interessante e que combine com os produtos a venda, deixe que sua logo apareça e se destaque na página, mas sem interferir ou atrapalhar, crie páginas de categoria e as mantenha sempre bem estruturadas e fáceis de serem compreendidas, mantenha sempre uma categoria explicando sobre a loja e sua história, mantenha também todos os contatos sempre fáceis de serem encontrados e, mais ainda, mantenha as formas de pagamento e a área de promoções e descontos sempre a vista do cliente.

Divulgue bastante seu e-commerce

Seja efusivo e deixe que seus clientes saibam da sua existência, da existência de seus produtos, de seu site, de seus descontos e promoções, deixe que as pessoas vejam seu e-commerce através de uma boa campanha e planejamento de marketing. Use e abuse das redes sociais para divulgar seu site e trabalhe com ações que te dão mais visibilidade como SEO, anúncios pagos, marketing de conteúdo, dentre outros.

Para deixar mais claro e pontuar muito bem, essas são estratégias macro dentro desse universo do e-commerce. Antes de mais nada é preciso dar o primeiro passo para crescer como e-commerce. Estude muito bem todos esses pontos antes de colocar em prática e depois se aprofunde nos detalhes. Dedique-se e compreenda esse novo mundo digital e você estará preparado para vender e se tornar grande.

Pense na logística de seu negócio

Uma boa logística de um comércio, eletrônico ou físico, é parte essencial do negócio, por isso, essa estruturação precisa ser feita com um bom planejamento que permite à organização cumprir todos os prazos e lidar com a capacidade de vendas.

Pensar na logística é validar que sua empresa tem o que é necessário para garantir a confiança dos cliente e a fidelização de cada um. Controlar seu estoque, calcular os valores de frete para cada cidade/estado, cuidar do trânsito da mercadoria através com embalagens de segurança e uma boa transportadora, previsibilidade no prazo de entrega e garantia de bom atendimento ao cliente são etapas exigem atenção redobrada, mas, se bem feitas, garantem também um retorno mais positivo em relação aos lucros.

Essa importância na logística de seu negócio está na preocupação com a organização de seus produtos que influência nas venda e impulsiona o crescimento do negócio. Fique com a Embalagem Fácil e aprenda muito mais sobre esse e outros assuntos tão interessantes quanto. Acesse nosso blog e aproveite todos os nossos conteúdos!

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