Como organizar uma festa infantil em 10 passos simples!

A festinha infantil é um momento bem especial da infância, tanto para o pequeno, que vai ter um dia dedicado só para si, quanto para o adulto, que quer proporcionar esse momento marcante para o filho. Para isso, organização é a palavra-chave: com uma festa bem planejada, satisfazer o aniversariante e todos os convidados fica muito mais fácil! Por isso, separamos aqui algumas dicas de como organizar uma festa infantil! Confira o guia:

Passo a passo de como organizar uma festa infantil

Você certamente não quer que a festa de aniversário seja uma dor de cabeça para você, não é? Por isso, muita coisa precisa ser acertada com antecedência, como local, lista de convidados, encomendas de comida e bebida, atividades e mais. Com nosso passo a passo, você não vai se esquecer de nada:

Passo 1: Defina seu orçamento e organize suas finanças

O orçamento é o que vai ditar todas as decisões relacionadas à festa infantil. Por isso, o primeiro passo é sentar e colocar os números na ponta do lápis. Pergunte-se: quanto é possível separar do orçamento familiar para gastar com a festa da criança? Será preciso economizar por alguns meses?

Na prática, não tem um parâmetro muito específico, pois você pode fazer uma festa infantil gastando pouco, que acabará sendo mais simples, ou pode investir mais dinheiro, e ter uma festa com muitos diferenciais e atrações, como brinquedos infláveis e animadores.

Independente se for gastar muito ou pouco, uma boa dica é criar uma planilha de gerenciamento dos seus gastos. Seja no computador, na agenda de papel, ou em algum app no seu celular, com o teto do orçamento definido, você poderá ter mais controle das contas, evitando que as coisas saiam do controle financeiramente.

Passo 2: Defina o tamanho da festa — Quantas pessoas vai convidar?

Com o orçamento definido, você poderá escolher com mais assertividade o tamanho da sua festa. Vai ser aquela festa “só para os chegados”, ou quer algo maior?

Coloque na calculadora: quem vai fazer parte da festinha infantil? Familiares? Vizinhos? Colegas da escola? Amigos da família? Essa informação é de grande importância, pois vai ser a sua base para definir local, cardápio, atrações e até mesmo decoração!

Passo 3: Defina data e local da festa infantil

Com certeza você já deve ter alguns locais em mente. Agora, é hora de decidir isso de forma definitiva. Onde fará a festa do pequeno? Em casa mesmo? No salão de festas do prédio? Em um buffet infantil da cidade? Existem pais que estão priorizando espaços abertos ultimamente, como as chácaras com piscina. Essa também pode ser uma opção!

Faça a lista de locais que você tem em mente e, se necessário, entre em contato com os responsáveis pela reserva para verificar disponibilidade de datas. Nesse momento, a antecedência vai ser uma grande parceira sua!

Para decidir a data, é preciso de estratégia também! Com certeza, os finais de semana são as melhores opções, já que são momentos mais tranquilos para os convidados. Sobre a escolha pelo sábado ou domingo, cada um tem seus prós e contras. Na prática, o sábado acaba sendo o mais escolhido, pois assim o domingo pode ser aproveitado para a organização pós-festa, para os convidados descansarem, e para o pequeno curtir seus presentes.

Passo 4: Escolha qual vai ser o tema da festinha

Festa infantil não é festa infantil sem um tema, não concorda? As crianças sempre têm seus gostos e personagens preferidos e a festa de aniversário é quase como o ápice para celebrar e expressar esses gostos do pequeno. Por isso, você vai querer escolher bem o tema do aniversário.

Aqui no blog, já publicamos uma lista com mais de 30 ideias de temas de aniversário, que você pode conferir para se inspirar! Entre as opções, algumas das mais populares são:

  • Fazendinha;
  • Super-heróis;
  • Safari;
  • Unicórnio;
  • Carros e caminhões;
  • Fundo do mar;
  • Dinossauros;
  • Desenhos famosos — como Mickey ou Minnie, Baby Shark, Galinha Pintadinha, Peppa Pig e outros.

Importante: se a criança já tem idade para contribuir com a escolha, envolva ela nessa decisão também. Com isso, você se certifica de que está fazendo algo que vai alegrar o pequeno. Uma maneira de fazer isso é separar, com antecedência, algumas opções que você já tem em mente, e apresentá-las para a criança, deixando a decisão final para ela.

Passo 5: Crie os convites e envie para os convidados

A escolha do tema veio no passo anterior porque ele vai ser importante aqui. A criação do convite é o primeiro momento em que o tema da festa será divulgado para os convidados, então, capriche bem! Você pode fazer o convite impresso, contando com ajuda de gráficas, ou optar pela versão digital, que é mais prático e barato — enviado pelo Whatsapp mesmo, por que não?

Informações essenciais para colocar no convite de festa infantil são:

  • Nome do aniversariante e idade que está completando;
  • Data e horário das comemorações (se possível, até mesmo com o horário previsto para finalizar);
  • Endereço completo do local da festa;
  • Informações extras, caso necessário (por exemplo, o convite de uma festa na piscina deve dar aos convidados a instrução de trazer roupas de banho);
  • Telefone de contato para tirar dúvidas e confirmar presença.

Dica importante: pedir aos convidados que confirmem presença (ou comuniquem que não poderão participar) poderá ser uma grande mão na roda para você. Com isso, poderá trabalhar com números mais concretos na hora de planejar as quantidades de comida.

Passo 6: Defina o cardápio — O que vai servir na festa infantil?

Quanto ao que servir em festa infantil, não há muitas dúvidas né? Pensou festa infantil, pensou salgadinhos, doces, bolo, suco e refrigerante. Esse é o tradicional que você pode seguir! Se quiser inovar, pode tentar opções diferentes. Porções de frutas, sanduíches naturais e apenas suco de fruta são alternativas mais saudáveis.

O cardápio também pode ser temático e focar em uma comida específica. Aquelas famosas festas com pizza, cachorro quente ou sanduíches, que você com certeza já participou também, são uma outra possibilidade!

Guia: quanto de comida pedir para cada convidado da festa infantil?

Para te ajudar com as quantidades, um guia de comidas para festinha infantil que trazemos para você é:

  • Salgadinhos: 15 por adulto e 8 por criança;
  • Doces: 6 por adulto e 4 por criança;
  • Bolo: 150g por convidado;
  • Sucos: 400ml por convidado;
  • Refrigerantes: 100ml por criança e 500ml por adulto;
  • Cerveja: 3 latinhas por adulto;
  • Água: 200ml por convidado.

Passo 7: Pense na programação para as crianças

A festinha é um momento de bastante diversão para as crianças. Por isso, você pode planejar também algumas atividades para mexer com a programação delas e garantir que todos saiam lá com a certeza de que se divertiram muito. Aqui, você pode mais uma vez economizar, optando por opções “faça você mesmo”, ou contar com um investimento a mais, contratando atrações.

Se está sem ideias, aqui vão algumas maneiras de animar festa infantil:

  • Brinquedos infláveis;
  • Animadores de festa vestidos de palhaços ou personagens infantis;
  • Monitores para brincadeiras;
  • Pintura facial;
  • Oficinas de brincadeiras, como a de criação de slimes;
  • E muitas outras possibilidades!

Passo 8: Planeje toda a decoração

Paredes brancas não combinam com festas infantis, você não concorda? Afinal, outro fator que fazem desses momentos tão únicos são suas decorações, que tornam o ambiente mais alegre e festivo. Com o tema da festa em mente, você poderá deixar a criatividade fluir e tomar conta das paredes, do teto, das mesas e de todos os cantinhos da festa.

Mais uma vez, te ajudamos com um checklist de decoração para a festa infantil:

  • Painéis e quadros de festa: usados principalmente para decorar a área da mesa do bolo, vão ser o fundo para a maioria das fotos da festa — por isso, é preciso caprichar!;
  • Balões: das tradicionais bexigas coloridas, até os balões mais incrementados — como os que possuem o formato de números ou dos personagens temáticos da festa —, são eles que criam o clima de festividade!;
  • Boleiras, bandejas e outros artigos de mesa: boa parte da festa terá foco na mesa com o bolo e com os docinhos, por isso, não se esqueça de escolher bem o que vai colocar por ali — você pode criar uma paleta seguindo o tema da festa, e escolher o suporte do bolo e outras bandejas dentro de seus tons;
  • Bandeirinhas e faixas: existem diferentes opções que podem te ajudar a deixar o local da festa ainda mais por dentro do seu tema — com as bandeirinhas ao longo do salão, você poderá deixar a atmosfera com aqueles ares mágicos, que vai arranjar suspiros de admiração dos convidados;
  • Copos de festa: não precisamos nem gastar palavras pra falar da necessidade dos copos na festa infantil, né? O que talvez você não saiba é que até mesmo os copos podem ser um detalhe a mais para construir a temática da festa — desde copos coloridos, até copos com os personagens que são temas da festa, é possível usar desse meio para deixar a decoração ainda mais coesa;
  • Descartáveis: pratinhos e guardanapos que também vão deixar a mesa dos convidados cheia de alegria;
  • Enfeites de mesa: da toalha de mesa, os enfeites de centro e até os garfinhos de petiscos, todos os detalhes vão contribuir para a construção da atmosfera da festa infantil!

Se estiver em dúvidas, ou com insegurança de não acertar na decoração, pode contar com outra carta na manga: os kits festa completa. Com um desses, você pode adquirir de uma vez só a decoração completa — dos descartáveis aos painéis de parede. Assim, garante algo que com certeza ficará harmônico, livre de dúvidas!

Passo 9: Monte as lembrancinhas

Uma grande tradição das festas infantis é, também, as lembrancinhas entregue aos convidados. Tradicionalmente, elas eram basicamente um pacote com algumas guloseimas e brinquedos, que os convidados poderiam levar para casa para ter um pedacinho da festa junto deles. Com o passar do tempo, tanto ideias minimalistas quanto as mais elaboradas foram surgindo. Hoje em dia, é possível ver lembrancinhas que são apenas cápsulas com guloseimas, até mesmo chinelos personalizados para o evento.

Veja qual quantia do seu orçamento quer dedicar às lembrancinhas e mão na massa!

Passo 10: No dia da festa, não se esqueça de curtir também!

Nesse ponto, já deu para perceber que organizar a festa infantil vai tomar um pouco do seu tempo, certo? Por esse motivo, o último ponto do nosso passo a passo de como organizar uma festa infantil é, na verdade, um lembrete. No meio do turbilhão de coisas, não se esqueça do principal: você está fazendo essa festa para a felicidade da criança. Portanto, aproveite a festa você também.

As coisas poderão fugir um pouco do planejado, mas isso faz parte! Lembre de ter jogo de cintura, não se aborreça na frente dos convidados ou das crianças e, principalmente, conte com o auxílio de outras pessoas que estiverem dispostas e te ajudar durante a festa.

Se bem organizada, você poderá aproveitar a festa e estar lá, do lado do seu filho ou filha, no momento do parabéns e de cortar o bolo! Pode ter certeza que a sua presença ali, e todo o seu empenho colocado na festa, também serão um presente para o pequeno!

Afinal, quanto tempo vou precisar para organizar uma festa infantil?

Como deu para ver, o passo a passo é um pouco extenso. Então, um pouco de antecedência no planejamento e organização do evento pode ser bom! O tempo exato de antecedência vai depender do tamanho da festa que você está planejando. Caso queira algo muito grande, com muitos convidados e atrações, começar a planejar com seis meses de antecedência é o ideal para ter o tempo necessário para reservar local, atrações, e contratar tudo o que for necessário para a festa.

Aniversários menores podem ser organizados com mais ou menos 1 mês e meio de antecedência.

Independente do caso, o que você não pode abrir mão é de ter um planejamento detalhado. Assim, nada ficará esquecido. Estamos combinados?

Agora que já leu todo o tutorial de como organizar uma festa infantil, passamos o bastão para você! Coloque nossas dicas em prática e se divirta no processo. Para conferir mais conteúdos como este, continue em nosso blog!

Que tal ler este texto a seguir? Confira: Passo a passo de como vender doces.

Deixe um comentário