Você sabe o que são as embalagens ativas e inteligentes?

Os consumidores se preocupam cada vez mais com a procedência dos produtos que consomem. Dando mais importância às questões de saúde e bem estar, eles tem se tornado cada vez mais exigentes. Esse cenário desencadeou o desenvolvimento das embalagens ativas e inteligentes.

A princípio não se discutia sobre a importância das embalagens. Elas não passavam de meios para transportar e armazenar produtos. Porém, com o passar do tempo, os comerciantes passaram a enxergar as oportunidades que elas representam. Afinal, quando você investe em estratégias de marketing personalizando com embalagens mais dinâmicas, elas ganham a capacidade de impulsionar o seu negócio.

Aproveitando bem o potencial das embalagens você pode transformá-las em algo informativo, funcional e bonito. Todo esse dinamismo agrega na experiência do consumidor e influencia diretamente na decisão de compra. Se você possui um negócio e está em busca de inovação nesse sentido, confira mais sobre esse tipo de embalagem!

Funcionamento das embalagens ativas na prática!

Digamos que o produto em transporte é um cacho de uvas. Esse tipo de embalagem foi desenvolvido com tecnologias que prometem evitar e conter alterações químicas e progressões microbiológicas que comprometam a saúde dessas frutas e causem sua deterioração ou a contaminação. Garantindo que fiquem seguras durante o transporte, essas embalagens proporcionam uma vida útil maior, e uma melhor experiência tátil do produto embalado.

Essas embalagens com a proposta ativa são aplicáveis para todo os tipos de produtos alimentícios, como massas frescas, aves, carnes, queijos, pratos prontos, frutas, pescados, e hortaliças. Tudo isso pode ser destinado ao varejo, mercado industrial ou food service. E a apresentação pode variar entre bandejas e sacos armazenados em câmaras, ou maquinas que ofereçam um condicionamento adequado.

Elas são chamadas de ativas justamente por conta dessa interação entre produto e as tecnologias aplicadas para prolongar a validade dos alimentos e conservá-los o máximo possível. De forma que seja possível exportar um produto com a garantia de que ele chegue em perfeito estado ao seu destino para comercialização.

Como acontece toda essa interação?

O primeiro passo do processo de interação da embalagem com o produto é identificar a fonte de deterioração de cada tipo de alimento. E a origem do problema pode ser tanto biológica, química ou física.

A interação que proporciona a longevidade dos produtos se dá através de diversas tecnologias de encapsulação e imobilização enzimática. Portanto, depois de encontrar os responsáveis, a embalagem vai liberar ativos imobilizadores de enzimas, evitando contaminações, machucados e o envelhecimento dos alimentos embalados. Beneficiando tanto quem vende, quanto quem consome os produtos.

Os primeiros exemplares dessa tecnologia ainda são recentes, e surgiram em países como EUA, Austrália e Japão. Por enquanto, no Brasil eles ainda estão em fase de testes. E a expectativa é que em pouco tempo comecem a ser comercializadas!

Tipos de embalagens ativas e como elas funcionam na prática

As embalagens ativas podem ser divididas em duas categorias dentro de sua atuação. Uma diz respeito aos captadores, que que removem ou controlam agentes inconvenientes como etileno, dióxido de carbono e oxigênio. E a outra está ligada a esquematização de liberação, que emite substâncias como conservantes e antioxidantes para os produtos embalados.

Sendo assim, vamos listar agora os principais meios de atuação dessas embalagens:

Ação antimicrobiana

Aqui são liberados compostos que atuam desativando grupos de substâncias orgânicas essenciais para preservar alimentos perecíveis. Tudo isso ocorre através de emissores de dióxido de cloro, que controlam o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis, contribuindo para o controle de odores.

E de emissores de dióxido de enxofre que agem como antioxidantes e também controlam a evolução de fungos e bactérias. Eles se manifestam através de ácidos, sais e gases que entram em contato e atuam através da respiração dos frutos.

Controle de etileno e oxigênio

O etileno, bem como o oxigênio, são responsáveis pelo processo de envelhecimento e maturação das frutas. Portanto, os absorventes de etileno atuam especialmente na preservação de frutas, secando esse composto e retardando seu amadurecimento. São encontrados em forma de sachês, ou incorporados nas embalagens.

Redutores de umidade

A perda de água é resultado da respiração dos alimentos vivos. Dentro da embalagem, esse processo favorece o crescimento microbiano e compromete a visualização do produto, já que acumula vapor ou gotas de água nas partes de visualização.

Para não causar danos às hortaliças, os redutores de umidade só são ativados quando ela chega em certo nível de condensação, para que seja absorvido somente o excesso. Eles atuam, normalmente, através de sachês permeáveis ou embalagens de multicamadas que criam uma barreira e acumulam líquidos em uma delas.

Emissores de etanol

A emissão de etanol prolonga o prazo de validade de produtos que têm uma vida de prateleira muito curta, normalmente, eles são mais propensos ao crescimento de fungos e leveduras. Assim, através de sachês emissores de etanol, a umidade do produto é absorvida e o vapor de etanol é liberado de forma que controle a evolução microbiana prolongando a vida útil dos alimentos.

Por fim, qual o diferencial das embalagens inteligentes?

De fato, assim como parece, os termos “embalagem ativa” e “embalagem inteligente” tem relação, mas não são a mesma coisa. Apesar de ainda não ser uma realidade, as embalagens inteligentes são o passo seguinte em relação às ativas.

Elas monitoram fatores que modificam a qualidade do produto e informam ao consumidor se ele está em condições de consumo, e quais os métodos de conservação aplicados naquela embalagem. Tudo isso é possível através da nanotecnologia disposta em um selo que muda de cor conforme os estágios de consumo do alimento.

Você deve estar se perguntando: uma embalagem pode ser ativa e inteligente? A resposta é sim! Enquanto a ativa estabelece interação com o conteúdo, a embalagem inteligente interage com o consumidor, informando os precedentes daquilo que está sendo adquirido e conferindo segurança durante a compra.

Incrível não é mesmo? Todas essas tecnologias fazem parte de um futuro próximo. Para ficar por dentro de tudo sobre embalagens, e dicas para otimizar seu negócio através delas, continue acompanhando as postagens do nosso blog!

Deixe um comentário