Ideias para aniversário: 40 opções para todas as idades!

Ideias para aniversário: Confira as 40 dicas da Embalagem Fácil!

Organizar as ideias para uma festa de aniversário pode ser tão divertido quanto a própria celebração? Aqui na Embalagem Fácil, acreditamos que sim! Você só precisa garantir as dicas certas para pensar em cada detalhe e apostar em possibilidades que realmente transpareçam personalidade e criatividade.

Para uma festa realmente completa é importante aprender alguns truques e garantir as inspirações para cada item que vai compor a decoração, as lembrancinhas, o cardápio e os momentos de diversão. Confira agora nossas 40 ideias para organizar um aniversário que vai surpreender e divertir os convidados!

Ideias para aniversário: 33 temas para celebrar com criatividade e diversão!

O primeiro passo da organização de qualquer festa de aniversário é a escolha de um tema, e ele pode variar bastante dependendo da idade do aniversariante. Essa decisão sobre a temática é muito importante e precisa ser tomada bem no início do planejamento, afinal, é ela que vai delimitar os objetos decorativos, a paleta de cores, as demandas de bebidas e comidas e, em alguns casos, até mesmo dress code do aniversariante e dos convidados.

Para te ajudar a dar esse primeiro passo tão importante em seu evento, separamos as inspirações de temáticas por idade para facilitar a seleção. Vamos lá?

Temas para festa de aniversário de 1 ano

O primeiro aninho do bebe é escolhido sempre com muito carinho, afinal, esse marco é muito importante para celebrar as mudanças, o amor e a alegria que aquela pequena pessoa trouxe para o lar. Como a criança ainda não consegue opinar sobre suas vontades e temas preferidos, a escolha fica na responsabilidade dos papais e mamães, e essa pode ser a principal dificuldade na tomada de decisão.

Prestar atenção nos desenhos e brinquedos que mais cativam seu pequeno no dia a dia pode ser uma ótima dica. Outra inspiração divertida pode ser detectada no quartinho do bebê, ele tem um tema? A própria decoração pode inspirar as cores e bichinhos que vão compor a festa, e de quebra esses itens podem ser utilizados para compor o cenário das fotos e a mesa dos convidados.

Existem também as inspirações clássicas que podem ajudar a manter a festa lúdica, divertida e sempre atemporal. Elas, normalmente, têm cores mais sóbrias e seus elementos podem ser encontrados facilmente em sites especialistas em festas e decoração. Confira alguns exemplos de temas atemporais:

1. Bailarinas;

2. Turma da Mickey Baby;

3. Fazendinha;

4. Galinha Pintadinha;

5. Baby Shark;

6. Safari;

7. Unicórnio;

8. Munda Bita.

Festa de aniversário infantil: menino e menina!

Super-heróis e heroínas, contos de fada e aventuras, videogames e jogos da internet são temas muito comuns em festas de aniversário infantil. Crianças maiores já estão na fase de descobrir o universo e encontrar em seus personagens preferidos referências de gostos e comportamentos, por isso eles costumam ser os favoritos na hora de escolher a temática das festas.

Dependendo da idade da criança, já é possível escolher com ela o tema da comemoração, mas a dica de prestar atenção nos filmes, desenhos, brinquedos e jogos que ela mais se interessa também vale para essa idade. Na hora de argumentar e fazer concessões sobre a decoração e atrações da festa, também vale a pena levar a conversa para o lúdico para que possíveis irritações durante o processo não estraguem a diversão do planejamento.

Confira os temas mais comuns e também inspirações criativas na lista abaixo:

9. Carros;

10. Vida Marinha/Marinheiro;

11. Minecraft, Fortnite, Pokémon e Fall Guys;

13. Parque dos Dinossauros;

14. Pokémon;

15. Galáxia/Astronauta;

16. Alice no País das Maravilhas;

17. Peppa Pig.

Debutante: temas para festa de 15 anos

Na infância, os personagens favoritos guiam os temas favoritos para festas, mas com a chegada da adolescência, as meninas começam a construir sua personalidade e buscam por inspirações que fujam desse estigma infantil que viveram até ali. A festa de debutante é um marco na vida de muitas meninas, por isso o tema para essa comemoração precisa ser elaborado com calma para que reflita da melhor forma a identidade da aniversariante.

Em relação à programação de atividades, essa é uma festa que oferece mais liberdade para soltar a imaginação. Por refletir intensamente as ideias e desejos de uma pessoa em formação, não existem limites para incorporar danças, momentos especiais e únicos à celebração, novas perspectivas sobre a clássica “festa de luxo” que a idade representa e muito mais. Descubra +8 ideias clássicas e criativas para comemorar a chegada dos 15 anos!

18. Festa à fantasia;

19. Cidades icônicas (Paris, Londres e Las Vegas);

20. Lual/Festa Tropical;

21. Festa do Pijama/Spa Day;

22. Moda e/ou marcas de luxo (Dior, Chanel, Tiffany);

23. Conto de Fadas;

24. Old Hollywood;

25. Neon Party.

Aniversário adulto: temas para curtir com a galera!

Apesar de as festas temáticas estarem sempre ligadas a comemorações infantis e adolescentes, elas não precisam parar por aí! Se você é do tipo de pessoa que ama juntar a família e os amigos para comemorar aquela data especial, saiba que existem alguns temas que podem ser divertidos e super fáceis de organizar.

A principal dica em relação às festas de aniversário para adultos é estabelecer, junto a escolha do tema, o clima que a comemoração terá. A ideia é convidar a galera para beber ótimos drinks e jogar conversa fora ou essa celebração será realizada de uma forma mais intimista e com opções variadas no menu? Esse tipo de delimitação é essencial para apostar de forma certeira em uma das 8 dicas de tema a seguir!

26. Boteco/Churrasco;

27. Pool Party;

28. Noite de jogos e apostas;

29. Décadas marcantes (80, 70, 60 e 50);

30. Brunch temático;

31. Culturas (Noite Árabe e Havaiana, por exemplo);

32. Noite dos queijos e vinhos;

33. Filmes e séries.

7 dicas práticas de organização para uma festa de aniversário sem dor de cabeça!

Agora que você já tem 33 possibilidades de temas para suas próximas comemorações, que tal garantir também algumas dicas práticas de organização? A temática realmente é o primeiro passo em qualquer festa, mas com essas informações temos certeza de que o processo vai ficar mais tranquilo e a diversão desse dia tão especial vai começar antes do que você imaginava. Vamos lá?

  1. Elabore um orçamento base para todos os itens da festa;
  2. Reserve o espaço e contrate serviços terceirizados com a maior antecedência possível;
  3. Defina o cardápio e as bebidas pensando no tema, nos convidados e no orçamento;
  4. Faça um reconhecimento do espaço antes de comprar/definir a decoração do ambiente;
  5. A festa terá crianças? Lembre-se de planejar também momentos de diversão para elas;
  6. Pense em uma forma criativa de enviar o convite (e faça esse envio com antecedência);
  7. Comece os preparativos da festa com, pelo menos, 4 horas de antecedência.

A celebração de um aniversário é um momento muito especial na vida de qualquer um, por isso, deve ser encarado como uma grande festa desde o início dos preparativos. Com ideias criativas, bons fornecedores e um bom planejamento, essa organização prévia também pode garantir boas lembranças. Continue acompanhando as dicas do blog Embalagem Fácil e não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre o tema. Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário