Importância da embalagem: que papel ela tem no seu negócio?

O primeiro contato entre o consumidor e a marca é feito pela embalagem, correto? Dessa forma, é fundamental que esse encontro seja positivo, uma vez que esse momento pode ser o marco para a fidelização do cliente ao produto. Então, é necessário que a embalagem garanta a qualidade do produto e chame a atenção de alguma forma!

Hoje, aqui na Embalagem Fácil, você saberá mais sobre a importância da embalagem para o seu negócio. Portanto, não deixe de conferir, pois são informações super valiosas!

As funções das embalagens

escultura com embalagem demonstrando proteção da peça

Uma embalagem de qualidade proporciona confiabilidade, previne danos e possíveis perdas, garante lucros para a empresa e proporciona informações importantíssimas aos clientes. Confira as características que precisam estar agregadas à embalagem do seu produto.

Resguardo

mão meio pintada de verde segurando um galho com folhas em fundo rosa

Independente do conteúdo da mercadoria, a principal função das embalagens é a proteção do produto. Para artigos alimentícios é essencial que ela seja resistente contra animais, insetos, microrganismos ou outros possíveis agentes externos. Já para eletrônicos, por exemplo, a principal preocupação é garantir a segurança e estabilidade do artigo, uma vez que eles são mais suscetíveis a sofrerem avarias.

O artigo 8º da Lei n. 9782/99 de 26 de janeiro de 1999, atribuiu à Anvisa a competência de regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. Seja por meio de embalagens, instalações físicas ou tecnologias envolvidas no processo de produção.

Assim, a proteção deve ser sempre o foco da empresa para com o seu produto. Uma vez que nenhum consumidor terá confiança em comprar pela segunda vez um produto que apresentou problemas em sua embalagem. Então, além de proteger o que está dentro, a embalagem também é responsável por carregar o nome da marca – e quaisquer falhas podem afetar diretamente o lucro do empreendimento.

Além da proteção interna, uma boa recomendação é investir em um bom armazenamento do produto. Isso porque, durante a logística, podem ocorrer danos – principalmente se o produto estiver exposto de alguma forma. Caso as embalagens estejam danificadas, é muito provável que o produto não chegue nem às prateleiras do comércio. Portanto, busque formas de facilitar a estocagem do produto para que a distribuição seja realizada da melhor forma possível!

Comunicabilidade

tela de celular com símbolo da reciclagem

O diálogo entre produto e consumidor deve ser claro e conciso. É primordial que a embalagem transpareça todas as informações necessárias, pois de acordo com o Artigo 31 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro 1990: “A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores”.

Então, como esclarecido na lei, é necessário deixar muito bem exposto o conteúdo que está em sua embalagem. Dessa forma, confira quais são os elementos obrigatórios que necessitam estar listados no receptáculo:

espaço com várias caixas de papelão com diferentes tamanhos

  • Identificação da mercadoria com o respectivo nome e marca;
  • Origem de fabricação (país – fabricante/produtor/importador/distribuidor;
  • Número do lote;
  • Prazo de validade, em caso de produto perecível;
  • Instruções sobre a conservação do produto;
  • Unidade quantitativa do conteúdo: unidade de massa (quilo) ou volume (litro);
  • CNPJ do comerciante;
  • Endereço do mercador;
  • Orientações por meio de símbolos sobre manuseio, armazenagem e transporte;
  • Identificação de materiais e de descarte seletivo através de símbolos;
  • Instruções sobre como realizar o uso do produto;
  • Para produtos eletroeletrônicos, a rotulagem precisa informar os tipos de entradas e saídas, além da amperagem do produto.
  • Informação de contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor);

Para produtos alimentícios e bebidas, é necessário informar também:

  • Listagem de ingredientes. É necessário iniciar pelo ingrediente em maior quantidade e seguir ordem decrescente;
  • Orientação sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário.
  • Informativo sobre o valor calórico, nutrientes e componentes;
  • Informação sobre os níveis de açúcar do produto, caso tenha;
  • Relação dos Aditivos Alimentares na Lista de ingredientes;
  • Índice de Quantidade e/ou Tipo de Gordura;
  • Informação Nutricional Complementar;
  • Registro emitido pelo Ministério da Agricultura;

Além desse tipo de comunicação prevista em lei, recomenda-se que as embalagens tenham uma maneira própria de “conversar” com o cliente. A logo, letras, cores devem estar relacionadas não só à embalagem, mas também à qualidade da mercadoria. No marketing, o conjunto desses elementos formam a famosa identidade visual.

Estabelecer uma identidade visual na sua embalagem pode corroborar grandemente com o comércio do produto. Isso porque, após uma boa experiência com a mercadoria, é muito provável que o cliente associe as virtudes do item ao produto. Assim, a fidelização dos clientes é realizada de forma orgânica. Aproveite o momento para conferir o nosso post “Psicologia das cores no marketing: como usá-las a favor da sua empresa?“, por lá discorremos sobre outras informações dessa temática.

Por essa razão, é essencial investir em um design inovador para o seu projeto – não é necessário reinventar a roda, mas busque atribuir novas características a sua embalagem em relação aos concorrentes. Acredite, diversos compradores optam por um produto mais custoso pelo diferencial da embalagem – seja no design ou nas possíveis utilidades e funcionalidades do pós-uso, como por exemplo uma embalagem que pode servir como um copo ou uma vasilha.

Portanto, busque por embalagens de qualidade! Esperamos que esse post tenha sido útil para a sua empresa. Acompanhe-nos e saia na frente da sua concorrência!

Deixe um comentário