Entenda e aplique a psicologia das cores do marketing!

Psicologia das cores no marketing: como usá-las a favor da sua empresa?

Usar a psicologia das cores no marketing da sua empresa é uma estratégia inteligente e muito poderosa. Diferentes tonalidades podem causar sentimentos como animação, angústia, desejo, calma, entre outros. Elas podem atrair o olhar ou fazer com que as pessoas o evitem.

Tudo isso influencia em como sua marca será lembrada. Se vai ser de uma forma positiva ou negativa, só depende das suas decisões!

Para te ajudar a acertar na hora de escolher as cores do marketing da sua empresa e em como aplicá-las na prática, a Embalagem Fácil preparou esse material. Explicaremos porque esse assunto é tão importante, quais os significados das cores mais populares, daremos dicas de combinações e ferramentas para usar a seu favor. Tudo isso de um jeito simples de entender e colocar em prática. Vamos lá?!

Psicologia das cores no marketing: entenda a importância

As cores são um fator decisivo para atrair o público e causar uma boa primeira impressão – e sabemos que geralmente ela é a que fica. A forma que se apresenta para o mundo, seja nas decisões estéticas ou no posicionamento de marca, pode fazer uma empresa se projetar no mercado ou ficar sempre na sombra de suas concorrentes.

Com o aumento do uso de redes sociais, todos são bombardeados de fotos e vídeos que buscam chamar atenção e conquistar o público. As imagens ganharam uma relevância ainda maior na decisão de compra da população e para se destacar é necessário saber trabalhar com os elementos visuais.

A psicologia das cores é uma ferramenta que te ajuda a impactar o usuário, causando nele sensações determinadas e planejadas. Ela também permite que empresas sejam facilmente reconhecidas apenas com poucos símbolos e cores. Dessa forma, acaba aumentando as chances de ser lembrada pelo cliente quando este precisar de um produto ou serviço de seu nicho de atuação.

Para qualquer estratégia de marketing é necessário definir bem seus objetivos, público, tempo e recursos disponíveis. No entanto, esse trabalho se inicia ao definir quem é sua marca: a visão, os valores, o visual e todos os outros pontos que caracterizam seu negócio.

A teoria por trás do uso das cores

Existem diversos livros e teóricos que podem falar sobre o uso das cores no Marketing, mas falaremos do conceito mais essencial para entender isso: a Teoria da Gestalt. Mas não se preocupe, não será uma explicação complexa e com várias palavras difíceis, apenas o que for mais essencial para você entender pontos importantes desse tema!

A Gestalt é um assunto que está presente no Design, Arquitetura, Psicologia, Marketing e várias outras áreas do conhecimento. Ela fala sobre como as pessoas percebem os objetos e o ambiente ao seu redor. Para fazer isso, usa de diversos conceitos, mas no atentaremos em dois: Semelhança e Segregação.

O fator Semelhança faz com que nossa percepção encontre grupos com características em comum em meio à vários objetos. Portanto, as tonalidades de nossa marca podem ser um item em comum em todas as mídias produzidas. O reconhecimento de nossa identidade visual será mais fácil pois se destacará como semelhante aos olhos dos clientes.

Por sua vez, a Segregação é aplicada dentro de cada post. Esse conceito mostra que itens de cores diferentes fazem com que os contornos fiquem mais delimitados e “puxem” o olhar para si. Ou seja, ainda que a empresa tenha um tom principal, é importante trabalhar outra matiz que ofereça contraste com a primeira para que tenha um ponto de atenção dentro de cada postagem.

Portanto, quando for pensar nas mídias sociais, nos anúncios e nas suas embalagens, se atente nesses pontos. Mantenha um tom como base de tudo, para ser o fator em comum que remeta a sua marca, mas não esqueça de usar cores de destaque para atrair atenção do público.

Agora que sabe desses detalhes, é hora de entender quais os significados das cores!

Cores no marketing: qual o significado de cada uma delas?

Para escolher a cor que irá ser a cara de sua empresa, pense em seu público e em qual imagem quer transmitir. Com esses itens definidos, será mais fácil entender quais sentimentos quer transmitir e para quem. É claro que cada tonalidade está relacionada a diversos sentimentos, por isso podem ser usados para diferentes segmentos e contextos.

Listamos os pontos relacionados às cores primárias e secundárias, pois podemos entender como essa variação de percepção ocorre de um para outro. Também encontrará cores neutras como preto e branco. Além disso, esses tons são muito utilizados para empresas, confira:

Azul – o equilíbrio

Um tom que remete à limpeza, harmonia, clima frio, água, céu e tranquilidade. Também gera sensações ligadas ao mundo espiritual, fé, paz, transcendência e equilíbrio. Comumente ligado a tristeza e sintomas depressivos se usado em tons escuros. Muito usado em instituições de ensino e de saúde.

Vermelho – a intensidade

Certamente uma cor de presença e que chama muita atenção. Sua intensidade pode ser ligada ao amor, desejo, calor, sexualidade. É uma matiz de muita energia e que remete a perigo, então a fome, o fogo, a raiva, guerra, agressividade, cólera e ódio são sensações comuns de ser percebidas, principalmente em tons mais fechados e escuros que também lembram sangue.

Amarelo – a felicidade

A cor da riqueza, alegria, dos dias quentes, da imaginação, relaxamento, conhecimento e otimismo. Também está atrelada a sentimentos mais negativos como covardia e doenças. Pode ser ligado ao perigo e a fome também, mas de forma mais sutil do que o vermelho.

Roxo – o mistério

Fortemente ligado à espiritualidade, ao sentimento de luto, ao místico e a sensibilidade. A cor do erótico, da mudança, da realeza. O roxo é poderoso e pode ser interpretado com sensações de crueldade e arrogância. Para o ramo alimentício, é uma cor comum a ser conectado com frutas tropicais, como o açaí.

Laranja – a criatividade

Uma mistura do vermelho e amarelo, essa cor remete a cítricos, verão, energia e excessos. É uma cor criativa, confiante e jovial. Demonstra muita mudança e vontade de fazer. Ela possui uma intensidade que levita entre as duas cores que a constrói.

Verde – o natural

Além de remeter ao natural, à flora, frescor, ao ambiente, é a cor da esperança. Também conectado a calma, por isso é muito utilizado em colégios e salas de aula. Insistente, equilibrado, generoso e esperto. No entanto, é possível ser ligado ao radioativo, perigoso, destrutivo.

Preto – a elegância

A cor neutra mais marcante, é elegante, misterioso e moderno. Pode causar o medo, por evocar mudança e o desconhecido. Ele evidencia outras cores e combina muito bem com vários tons, dando o requinte necessário para marcas e ocasiões. É formal, profundo e transmite raiva.

Branco – a higiene

Em oposição ao preto, o branco é positivo, respeitoso, puro, higiênico, tranquilo. A cor universal da paz remete à inocência, proteção e simplicidade. Neve e frio não poderiam estar de fora dessa lista também, assim como a sensação de algo hospitalar e esterilizado.

As combinações importam!

Como pôde ver, cada cor possui diversas formas de ser percebida. Para conseguir que sua marca seja interpretada da forma que deseja, as combinações são essenciais para criar a leitura certa. Com um conjunto de tons você pode aumentar ou diminuir a intensidade de uma sensação.

Para entender melhor, o vermelho sozinho possui várias interpretações. No entanto, ele combinado com o branco remete ao romance, ao amor. Se colocarmos ele ao lado do preto, encontraríamos um significado mais relacionado à violência e ao sangue. Deu pra ver como uma influencia na outra?

Os círculos cromáticos são uma das formas de organizar as cores e mostrar as mudanças de tons. Alguns tipos de combinações são possíveis de se visualizar nessas ferramentas, mas as mais trabalhadas quando falamos de psicologia das cores para marketing são:

  • Cores complementares;
  • Cores análogas;

As cores complementares são aquelas que estão diretamente opostas no círculo cromático. Roxo e amarelo, verde e vermelho, laranja e azul, por exemplo. Quando usadas juntas, criam um contraste harmônio, sem perder o ponto de destaque. Elas são ideais para aplicar o conceito de Segregação que explicamos mais acima.

Para aplicar a Semelhança, conseguir uma identificação pela repetição de tons e criar um visual equilibrado, aposte em tons análogos. Eles são as cores que estão diretamente uma do lado da outra no círculo cromático como o azul, roxo e rosa. São confortáveis para o olhar, e facilmente relacionados uns aos outros.

Existem ferramentas que podem te ajudar a analisar as combinações de cores que funcionam bem juntas. Nelas, você pode até mesmo criar a paleta completa de sua marca. Uma das mais intuitivas e fáceis de usar é a Adobe Color CC que oferece composições prontas de posições análogas, complementares, triádicas, entre outras. Basta escolher qual sua cor principal e ver qual proposta te agrada mais.

Existe uma cor ideal para um negócio?

A resposta é não! Não existe uma cor que funciona perfeitamente para todos os nichos e transmite a todos as mesmas sensações. Para saber os tons certos para implementar em seu site, nas sua mídias sociais, nas suas embalagens para e-commerce e até mesmo em seu espaço físico, você precisa avaliar o que quer transmitir.

Com tudo o que explicamos sobre psicologia das cores para marketing, você conseguirá bem mais facilmente decidir quais tons irá adotar em sua empresa. É só se atentar aos detalhes e as interpretações possíveis de serem feitas a partir de cada matiz, e encontrará o que melhor combina com a marca.

Esperamos que esse post tenha tirado suas dúvidas e ajudado na hora de encontrar a paleta de cores certa. A Embalagem Fácil traz para você diversos conteúdos que irão te ajudar a melhorar seu negócio, fique atento ao nosso blog e não perca nada!

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