Embalagens sustentáveis para alimentos: como escolher?

Quando falamos sobre sustentabilidade e negócios no ramo alimentício é impossível não pensar em utilizar embalagens sustentáveis para alimentos, afinal, desde os tempos primórdios o ser humano sempre buscou meios de transportar e guardar alimentos e, com o passar dos anos, o cuidado com o impacto das embalagens descartadas no ambiente tem aumentado muito.

As embalagens são super importantes para o negócio, ainda mais em ramos como delivery, por exemplo. Elas fazem parte do produto que é entregue e serve, muitas vezes, até como meio de comunicação com o cliente.

Mas um ponto importantíssimo é: o que fazer com as embalagens? Como diminuir o impacto delas no meio ambiente e qual o papel da empresa no meio disso tudo? Com certeza um bom passo é optar por opções que ofereçam um menor efeito negativo.

Para te ajudar a escolher as embalagens certas nós vamos te apresentar tudo o que você precisa saber sobre as embalagens sustentáveis para alimentos, sua importância, alguns modelos e dar dicas de como escolher. Vamos lá?

O que é uma embalagem sustentável?

Uma embalagem sustentável é aquela onde seu processo de fabricação leva em conta os requisitos a seguir:

  • Os materiais da sua composição – que devem ser orgânicos, recicláveis e/ou biodegradáveis;
  • O processo de fabricação, que deve buscar utilizar o mínimo de recursos naturais e recursos de energia;
  • Deve ser uma embalagem cujo descarte cause as menores consequências ao ambiente.

Ou seja, além de ser uma embalagem que economiza recursos na sua fabricação, deve ser pensado qual será o impacto ambiental do seu descarte e o que pode ser feito após o seu uso. É uma embalagem que pode ser aplicada, levando em consideração vários “Rs”: reciclar, reaproveitar, reutilizar, recuperar, retornar, repensar.

Qual a importância das embalagens sustentáveis para alimentos?

caixa de papelão com frutas e legumes e duas pessoas ao fundo

Você sabia que 1/3 do lixo doméstico é feito de embalagens? É o que mostram os dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Além desse fato, o MMA ainda traz a informação de que 80% das embalagens são jogadas fora, sendo usadas apenas uma vez.

Nesse cenário as embalagens sustentáveis para alimentos se fazem importante porque é com elas que conseguiremos diminuir os efeitos desses materiais quando são descartados no ambiente.

Grandes empresas e pequenos empreendedores precisam atentar-se para esse assunto e entender o seu papel de responsabilidade socioambiental. Inclusive, utilizar embalagens sustentáveis pode ser até um diferencial competitivo de mercado, já que muitas pessoas já optam por consumir produtos de empresas que são motivadas e engajadas com essa responsabilidade ecológica e ambiental.

Quais são as embalagens sustentáveis?

Como já adiantamos no nosso post, para que uma embalagem seja considerada sustentável ela deve ser fabricada de forma eco eficiente, entretanto, existem alguns tipos comuns cujo prejuízo do descarte é menor ao meio ambiente. Então podemos destacar:

1 – Embalagens de materiais reciclados

Ao escolher embalagens feitas de materiais reciclados como o papel e o plástico, você está economizando e ajudando a reduzir a extração de novos recursos e a diminuir a quantidade de resíduos despejados na hora de criar uma nova embalagem. É uma opção bastante sustentável, já que reusa um produto para a criação de outro.

2 – Embalagens de vidro

As embalagens de vidro são sustentáveis porque são ótimas para serem reutilizadas em casa e, quando descartadas corretamente, podem ser recicladas diversas vezes. Além disso é uma embalagem mais saudável que protege e conserva bem os alimentos.

3 – Embalagens de alumínio

Justamente por ser um material muito facilmente reciclável é que as embalagens de alumínio são consideradas sustentáveis. Segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio e da Associação Brasileira dos fabricantes de latas de alumínio (ABRALATAS), cerca de 390 mil toneladas de latas de alumínio foram recicladas em 2020, totalizando 97,4% das latinhas comercializadas.

4 – Embalagens de bioplásticos

São embalagens feitas de material orgânico como mandioca, milho, batata e cana-de-açúcar e que são capazes de se decompor mais rápido do que o plástico comum. Essas embalagens precisam de condições específicas para se decomporem mais rápido, por isso é importante descartá-las corretamente.

Qual a vantagem de usar uma embalagem sustentável?

Mão feminina segurando embalagem de papel

Mas afinal, por que utilizar embalagens sustentáveis? Essa é uma pergunta bastante comum e que precisa ser feita, para entendermos que quanto empresa podemos fazer a diferença e oferecer materiais com mais responsabilidade social.

A embalagem sustentável é capaz até de ajudar a criar novos locais de trabalho, graças à reciclagem e nos ajuda a ter um crescimento que dependa cada vez menos de recursos naturais para prosperar. As vantagens não param por aí:

  • Ajuda a diminuir a poluição de recursos naturais como água, terra e ar;
  • Promove a recuperação de materiais;
  • Possibilita a educação e conscientização ambiental da população;
  • Oportuniza maior eficiência ao utilizar recursos, água e energia elétrica;
  • Propicia empresas a terem um novo diferencial competitivo no mercado;
  • Menor geração de resíduos.

Como escolher uma embalagem sustentável para alimento?

homem com caixa de papelão na cabeça

O ideal é encontrar uma embalagem que tenha um “ponto de equilíbrio” entre o menor impacto ambiental negativo e a quantidade de material na embalagem.

Não temos como saber exatamente qual é esse ponto ideal de cada produto, mas podemos observar quais são as substâncias que possuem maior complexidade e que dificultam a reutilização da embalagem. Então, basicamente, é importante avaliar 2 pontos na hora de escolher a embalagem sustentável para alimentos, veja a seguir:

  1. Priorize produtos com materiais com menos componentes prejudiciais ao ambiente.
  2. Analise o tamanho ideal da embalagem que você precisa, para evitar formatos desnecessários e maior gasto.

Se possível, incentive ações de reciclagem e eduque o seu público para garantir a reciclabilidade dos materiais que você escolheu e favoreça o descarte correto das embalagens. Como adiantamos no decorrer do post, cabe às empresas essa responsabilidade em oferecer embalagens sustentáveis e contribuir com a conscientização para um futuro com mais consciência.

Por fim, conte com fornecedores de qualidade

sacola plástica transparência com frutas dentro

Pesquise e vá atrás de fornecedores que também se preocupem com essa responsabilidade e que ofereçam produtos de qualidade e embalagens sustentáveis. Aqui na Embalagem Fácil você vai encontrar uma enorme variedade de embalagens sustentáveis para alimentos, feitas de materiais recicláveis e que vão te ajudar a oferecer uma melhor experiência aos seus clientes. Dê uma passada na nossa seção de embalagens sustentáveis para alimentos. E, em caso de dúvidas, é só chamar nossa equipe.

Continue acompanhando as dicas do blog Embalagem Fácil e não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre o tema. Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário