Festa de aniversário simples: + de 15 dicas para economizar

O aniversário de sua criança está chegando e você precisa urgente descobrir como fazer aquela festa linda, mas sem gastar muito dinheiro no processo? Bom, esse é certamente um daqueles tipos de problema que parecem desesperadores quando se imagina o que vai acontecer se tudo der errado, mas, na verdade, é algo bem simples de se resolver.

Ainda que seja algo determinante para a apresentação da festa de aniversário, uma boa decoração não precisa ser necessariamente algo caro ou cheio de itens raros e doces que transcendem os limites da arte.

Para te ajudar a sair do enrosco em entregar algo super legal e divertido para seu filho ou filha, sem precisar desembolsar uma fortuna, o blog da Embalagem Fácil vai te mostrar como fazer uma festa de aniversário simples e com apenas 15 dicas para personalizar e ainda economizar muito.

15 ideias legais e baratas para decoração de festa de aniversário

Uma boa decoração de festa de aniversário precisa ser apenas divertida, alegre e colorida, ou seja, ela pode ser super linda e ainda assim bem simples.

Vários dos itens mais tradicionais em festas de aniversários não precisam necessariamente ser comprados prontos, você mesmo/a pode fazer os seus ou personalizar outros itens para ganharem a cara de uma festa desse tipo.

Inspire-se com as dicas a seguir e veja onde vale a pena investir seu dinheiro ao organizar uma linda comemoração de aniversário:

1. Não se limite a temáticas

Escolha uma base de decoração e não necessariamente um tema. Estampas de personagens são legais, mas nem sempre são baratas. Abuse das cores favoritas da criança e distribua por todo o ambiente bandeirinhas e colagens com o nome do/da aniversariante.

2. Abuse de diferentes tipos de papel

Papel crepom ou machê, ou qualquer outro tipo de papel colorido quando dobrados em forma de flores servem muito bem para decorar a mesa e agregam bastante charme a festa. Faça combinações de cores com embrulhos dos doces.

Por preços bem baixos, você consegue encontras alguns bons metros de cartolina colorida que podem ser recortadas em todo tipo de forma e desenho servindo muito bem a decoração como um arranjos de flores, arco de balão, rosetas de papel, pequenos adornos pelas paredes, bandeirinhas e o que mais você quiser.

Tinta guache e cola escolar podem ajudar a criar outros elementos de decoração tão legais quanto.

3. Invente e personalize copos descartáveis

Copos plásticos coloridos descartáveis e garrafinhas PET, além de muito baratas de se conseguir, ainda tem potencial para deixar a decoração ainda mais divertida. Eles podem servir como presentes para os convidados também, é só colocar alguns docinhos dentro e pronto.

4. Chapéu de festa feito em casa

Sabe aqueles tradicionais chapeuzinhos de festa de aniversário? Ao invés de comprá-los, você mesma pode fazê-lo usando cartolina, fita de cetim e tinta. O legal desse item feito em casa é a possibilidade de customizar e personalizar do jeito que a criatividade mandar.

5. Varal para decoração personalizado

Linha de costura e tinta guache formam uma combinação super legal e divertida. Use diferentes tipos de cores para pintar as linhas e transformá-las e varais. Prenda-os por todo o ambiente da festa e use para pendurar fotos, cartões e mensagens para o aniversariante.

6. Pipoca no cone

Com as mesmas medidas usadas nos chapéus, você pode criar pequenos cones para pipoca e pendurá-los no varalzinho. Pipocas são bem baratas e fáceis de se fazer. Com elas prontas, sejam doces ou salgadas, é só colocar dentro dos cones e deixar por ali penduradas enquanto os convidados as pegam quando quiser.

7. Deixe a mesa do bolo super colorida

Com o papel crepom você também pode deixar a mesa do bolo muito mais incrementada e cheia de vida. Além de super fácil de fazer, você pode usar sobras e pedaços para inventar e criar as combinações que quiser.

8. Personalize a decoração para as meninas

Se a festa for para as meninas, uma boa ideia é incluir no ambiente mini pompons coloridos feitos de papel ou tecido. Aqui, mais uma vez, podem ser usadas sobras de papel ou mesmo retalhos de tecidos e fitas de cetim. Serve tanto para a mesa do bolo quando coladas nas paredes ou em um painel atrás da mesa.

9. Personalize a decoração para os meninos

Se a festa for para os meninos, uma opção interessante são pequenas gravatinhas coloridas feitas de papel com ou sem o nome do aniversariante nelas.

Essa opção permite também que a criançada personalize as gravatas usando canetinhas, giz de cera e tinta para usar durante a festa.

10. Pisca-pisca de natal serve para outras comemorações também

Pois é, esses pisca-piscas são acessórios muito bons para a composição de decorações mais descoladas e fora da caixinha.

Pode ser colorida ou branca, não importa, com eles você inclui aquele elementos diferente na decoração e dependendo de quantos tiver da para ir longe e espalhar por todos os cantos.

11. Garrafinhas de vidro como decoração

Tá, essa talvez não seja uma opção tão barata se forem compradas, mas como as garrafinhas não são retornáveis, é possível juntar as que você encontrar por aí.

Além de ser uma opção sustentável, economiza também no tempo de personalização. Afinal, com uma cola quente e o papel de sua escolha, você pode transformar esse item em decorativos de centro de mesa e até mesmo lembrancinhas para os convidados.

Veja também:”O que colocar nas lembrancinhas de aniversário infantil?“.

12. Caixas de papel kraft personalizadas em casa

Caixas de papelão servem tanto para enfeitar quando para guardar os doces da festa. Elas permitem todo tipo de customização e com um pouco de cola, papel crepom e tinta é possível trazer ainda mais cor e personalidade para a celebração.

Essa é mais uma daquelas opções que você pode transformar em lembrancinhas.

13. Abuse da versatilidade dos balões

Balões são itens muito interessantes para a decoração porque são muito versáteis e servem como adereço decorativos das formas mais criativas possíveis.

Uma das opções mais baratas dessa lista, os balões são complementos que servem para criar painéis, serem pintados e podem até ser colocados uns dentro dos outros, variando sua cores. Com eles, não tem como errar!

14. Luminárias de todos os tipos

Esse tipo de item pode ser facilmente encontrado em lojas de artigos para casa e também em lojas que vender artigos para festas de halloween.

São costumeiramente muito baratas e são encontradas nos mais diversos tipos: monstrinhos, princesas, super-heróis e vários outros. Ficam lindos sobre a mesa do bolo e, se combinados aos pisca-piscas, dão um charme ainda maior.

15. Molduras coloridas e em diferentes formatos

Cartolina funciona super bem para a produção de molduras. Elas são fáceis de se fazer e exigem apenas cola, régua e tesoura para sua produção. São opções incríveis para espalhar por todo o ambiente e usar como cenário para as fotos.

Confira mais ideias de como fazer um aniversário simples e barato:

  1. fazer picolé de frutas em copinhos decorados;
  2. distribuir velas coloridas em lugares estratégicos do ambiente;
  3. colocar enfeites coloridos amarrados nas cadeiras dos convidados;
  4. investir em canudos coloridos para as bebidas da festa;
  5. usar tecido estampado para criar um painel atrás da mesa de bolos;
  6. apostar em embalagens para docinhos de festa divertidos;
  7. montar arranjo de flores artificias na decoração da mesa;
  8. espalhar almofadas da sua casa nos assentos;
  9. fazer salgadinhos de baixo custo, como pizza feita com pão, molho de tomate, queijo e orégano;
  10. escolher guardanapos nas cores temáticas da festa;
  11. criar um mural de lembranças com as fotos do aniversariante.

Use e abuse de nossas dicas como inspiração para cria a sua própria versão de festa de aniversário simples e barata! Aproveite que está aqui e leia também “Ideias para aniversário: 40 opções para todas as idades!“.

Deixe um comentário