O que é o controle de vendas e como fazer no seu e-commerce!

Termo usado para definir as práticas de vendas mais importantes dentro de uma empresa, o controle de vendas tem como ponto chave otimizar e organizar os fluxos de vendas de um e-commerce, por exemplo, o que sai e o que entra no estoque e quais os produtos com maior e menor vendagem.

A partir desses elementos é possível olhar com atenção e considerar todos esses fatores diretamente nos números e porcentagens de vendas.

Essa estratégia garante ao comerciante/empresário a certeza de quais são os produtos mais importantes e interessantes para o público dele, sendo assim, o que vale mais a pena investir sem maiores riscos.

Em geral, essa organização é feita a partir de um envolvimento conjunto de setores dentro da empresa, como comercial, administrativo, infraestrutura e marketing, alinhando o fluxo de caixa, emissão e recebimento de notas fiscais.

Para te ajudar a entender com exatidão importância de se fazer esta gestão desse processo de forma correta e garantir o lucro desejado, o blog da Embalagem Fácil traz um passo a passo com tudo o que você precisa saber sobre controle de vendas. Acompanhe.

O que é controle de vendas?

Cada um dos produtos vendidos por uma empresa entra para uma lista específica a qual são categorizados os modelos, tipos, cores, tamanho, entre outros. Esse processo é parte da gerência e fiscalização de cada uma das vendas e ajuda a controlar o estoque e obter informações de quais produtos tem favoritismo maior dos consumidores e quais não tem tanta saída.

Nesse processo, também são contabilizadas as datas das transações, valor de cada produto, nome dos clientes, dados pessoais dos clientes e as formas de pagamento com mais aceitação durante as vendas.

Somando todos esses fatores, é possível entender com exatidão, por exemplo, quais os estados do país que mais consomem na sua loja, qual a maior faixa etária de clientes, que tipo de produto tem mais saída, se os produtos são consumidos devido ao preço, qualidade, funcionalidade ou urgência.

Tudo isso faz com que não somente os lucros sejam maiores, como também a escolha de cada produto e a validação de tabelas de preços para cada um.

Segundo dados de 2016 obtidos pelo Data Sebrae, um dos principais motivos para o fechamento de empresas de e-commerce por todo o Brasil foi a falta de dedicação em estabelecer planejamento adequado e um controle de vendas apropriado. Além disso, problemas de negociação com fornecedores e falta de controle de custos também foram alguns do catalisadores dos fechamentos.

É primordial que um bom controle de vendas distribuído entre todos os setores envolvidos no processo de abastecimento de estoque até a entrega do produto estejam a par do controle de vendas. Assim, podem conversar entre si para negociar as melhores estratégias de negócio.

Isso garante a sobrevivência e a saúde da empresa como um comércio online de sucesso.

Leia também: “Brand persona: entenda o conceito e como utilizá-lo!“.

Como aplicar o controle de vendas no seu e-commerce?

Em comércios tradicionais, o controle de vendas pode ser feito de maneira manual, por papel, com caderno de registro e caneta, planilhas em quadros e consiste e ir anotando quantidade de vendas, número de produtos e códigos e seus respectivos preços.

É claro que esse método ainda funciona em certos aspectos, mas é bastante arcaico e exige gastos com materiais físicos e tempo de trabalho. Outro fator nada interessante em seu uso são os erros e falhas advindas da falta de atualização ou lançamentos incorretos. Isso dificulta ter uma visão completa e profunda de todo o processo de vendas.

Atualmente, e certamente a melhor opção para qualquer e-commerce, são os softwares e programas específicos que corrigem e informam erros e problemas sobre cada um dos passos de vendas. Eles reúnem informações pertinentes de forma automatizada, realizando tarefas como cálculos em tempo hábil e com a exatidão necessária que o papel e lápis não permitem.

O controle de vendas automático, conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning, ou em português, Planejamento de Recursos Empresariais), integra dentro de seu sistema informações pertinentes de todas as vendas feitas e também de outras produções e transações de outros setores da empresa.

O sistema registra cada um dos detalhes necessários e otimiza as informações para consultas e avaliações futuras que serão usadas, por exemplo, para implementações de ideais no setor de marketing.

Outra vantagem do uso do sistema ERP é que ele permite trabalhar com os processos operacionais, gerenciais e estratégicos.

Seu uso economiza uma grande quantidade de tempo de trabalho e o uso de suas ações permitem contar com informações de altíssima qualidade e segurança para entender precisamente a sua situação de cada um dos setores e realizar uma tomada de decisões mais acertada.

Um bom exemplo quando se trata de controle de vendas é que o software consegue monitorar cada aspecto do estoque:

  • quantidade de produtos disponíveis;
  • qual categoria cada um pertence;
  • capacidade de calcular cada venda diária;
  • margem de lucro;
  • e emitir alerta em casos de baixa quantidade dos produtos, principalmente aqueles que mais tem saída.

O sistema ERP também tem compatibilidade com outros sistemas, integrando as informações de cada venda entre eles a outros setores.

Isso torna todo o processo de registro automático ainda mais eficiente, reduzindo as chances de erros, melhorando o tempo e diminuindo o esforço de trabalho dos funcionários.

Quais os benefícios do sistema ERP para controle de vendas?

Entre as vantagens de uso de um sistema ERP estão:

  1. reduzir o tempo de registro de produtos;
  2. aumentar a produtividade;
  3. maior agilidade na tomada de decisões de cada setor;
  4. gestão financeira assertiva;
  5. aumentar as vendas;

Ações essenciais para tornar o controle de vendas mais efetivo

1. Crie um funil de vendas

Determine muito bem seu modelo estratégico de vendas e inclua nele todos os fatores necessários para cada uma das etapas de venda, ou seja, desde o primeiro contato com o cliente até a venda efetivamente. Também mantenha seu modelo sempre atualizado controlando o que entra e o que sai de produtos, isso ajuda a manter a ordem em relação à loja e prever futuros desempenhos

2. Registre cada uma de suas vendas

Registrar e manter o controle da venda de cada um dos produtos é a garantia de poder não somente para saber o que está sendo vendido, mas também compreender e observar o que está errado, o que pode ser mudado, o que pode ser ignorado e quais equívocos nunca mais cometer.

3. Conquiste uma base sólida de clientes

Através dos cadastros de cada cliente de seu e-commerce é possível observar as preferências de cada um de seus consumidores e oferecer propostas personalizadas, por exemplo, diferentes valores de frete por região.

Quanto mais satisfatória for a experiência desses clientes com sua loja, maior o interesse por continuar consumindo seus produtos.

Confira: “Como fidelizar o cliente? Estratégias para e-commerces!“.

4. Tenha uma métrica de vendas clara

Crie métricas de vendas que façam sentido com o tipo de produto que você trabalha e com o tipo de cliente que você recebe em seu site. Indicadores desalinhados com o foco de seu segmento podem criar confusões no controle de vendas e causar desestabilidade nos resultados.

5. Automatize seus processos de registro

Mais uma vez vale a pena repetir, busque informações sobre sistemas de automatização de suas operações. Procure por softwares que transformem seu processo de trabalho e permitam que sua empresa controle de forma precisa as vendas.

Pesquise por aquele que se encaixe melhor as suas necessidades, faça o orçamento e implemente na rotina de processos do seu empreendimento.

O controle de vendas deve ser levado a sério sempre e negligenciar essa tarefa pode causar danos graves ao seu negócio. Mantenha a colaboração e integração de cada um dos setores, automatize seus processos e aproveite para vender todo seu estoque de maneira organizada.

Se você gostou de nossas dicas, então aproveite e dê aquela espiada em outros de nossos textos, como o post “Como montar um e-commerce? Veja as principais dicas!“.

Boa leitura!

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