Como fidelizar o cliente? Estratégias para e-commerces!

Conquistar clientes novos é uma tarefa que exige tempo, investimento, boas estratégias de marketing e melhorias nas ofertas de produtos de sua loja. No caso de uma empresa online, é necessário manter ainda mais atenção nesses fatores. Porém, pouco adianta tentar encontrar novos clientes se os antigos não recebem a atenção devida e, consequentemente, acabam não mantendo o status de comprador recorrente.

Fidelizar o consumidor antigo é garantir a manutenção de sua empresa, criando uma relação mais próxima desse grupo, ou seja, estreitando o contato e entendendo quais são as necessidades do comprador. Apenas essa estratégia já é uma boa forma de mostrar ao consumidor novo que você se preocupa com seus clientes.

Pretende mudar as estratégias do seu negócio ou criar um e-commerce já bem estruturado estrategicamente? A Embalagem Fácil tem 7 dicas interessantes para desenvolver ou aumentar esse laço com seus clientes e também te ajudar a trazer novos. Venha conferir!

1. Crie um canal de fácil comunicação com seus clientes

O primeiro passo é sempre o de estreitar a comunicação com seus clientes e, para isso, é preciso escutá-los. Mantenha canais abertos para que essa clientela possa se expressar, opinar, elogiar ou quem sabe fazer sugestões. É essencial garantir a presença da sua marca ao lado desse consumidor sempre que ele precisar. Essa iniciativa é importante e vale para qualquer tipo de comércio, seja no atacado ou no varejo.

2. Seja flexível e ofereça boas condições de preços

Quando e se puder, tente ajustar seus valores, oferecer promoções, descontos e até mesmo negociar os preços. Se você já tem a confiança dos clientes por oferecer aquilo que ele precisa, uma boa forma de mantê-los ainda mais fiéis é somar vantagens à compra, para que ele tenha uma visão clara da economia que seu negócio pode oferecer.

Se a compra for em grande quantidade, em muitos casos vale a pena dar algum desconto em favor disso. Mas, se for em pequena, é interessante oferecer outros produtos que podem ser comprados junto por um valor menor. Se o processo de logística de sua empresa permitir, ofereça frete grátis para compras de grandes valores. Faça aquilo que estiver a seu alcance para que o consumidor não perca o interesse!

3. Tenha um excelente atendimento e serviço

Faça de seu atendimento uma experiência mais humanizada e direta. Aproveite as dúvidas dos clientes para gerar excelentes atendimentos, essa é uma forma de gerar laços mais fortes com ele. Além disso, essa resposta positiva, educada e atenciosa, ainda pode garantir um marketing espontâneo e sincero sobre a experiência que ele deve com seu negócio!

Esse cuidado com o atendimento também se torna um diferencial perante a concorrência. Fique atento a uma melhoria em seus canais de atendimento e suporte, realize treinamentos com seus funcionários e busque alternativas para agilizar as respostas aos problemas.

Outro ponto importante, principalmente no caso dos e-commerces, é manter uma identidade visual impactante na entrega dos produtos. Para isso, invista em embalagens modernas, que façam sentindo com sua loja, crie cartões ou outros itens personalizados que vão ajudar a fixar o nome da sua marca na mente e no coração do cliente.

4. Abuse das redes sociais para engajar sua marca

Além de usar as redes sociais como canal de comunicação use-as também como “ponto de encontro” de seus clientes. Faça de seu Instagram, Facebook e Twitter um meio de divulgar novos produtos, marcas, modelos, entre outros. Isso ajuda a formar também uma comunidade de engajamento entre seus consumidores, atraindo a atenção de outros e dando voz a quem já se utiliza de seus serviços.

Para os clientes antigos, mostrar o que foi comprado nas redes e receber resposta positiva de sua loja (comentários de agradecimento, retweets ou reposts), faz com que ele se sinta valorizado, gerando mais engajamento, e com engajamento, novos clientes irão notar o seu nome. Incentive essa atitude por meio de boas estratégias de marketing de conteúdo.

Ou seja, crie muitos conteúdos! Eles podem ser informativos, divertidos ou simplesmente oportunidades de engajamento. Peça o compartilhamento de suas postagens, crie sorteios, hashtags, pense na possibilidade de ter uma newsletter para sua marca, enfim, ofereça algo diferente para seus seguidores, faça-os se sentirem especiais e pertencentes ao grupo que compõe seu negócio.

5. Pense na experiência dos usuários com sua marca e site

Nas redes sociais e em seu site, seja direto e prático quanto a promoções, descontos e ofertas. Faça com que o cadastro de seu site seja o mais fácil possível, evite formulários gigantes e páginas mal estruturadas.

No atendimento direto, utilize canais únicos e não diversos números de telefone para coisas parecidas. Mantenha todos os seus contatos em locais acessíveis de seu site e na biografia de suas redes sociais. Faça sua clientela se sentir o mais confortável possível, sem confusão e sabendo exatamente como alcançar o contato de sua loja quando necessário.

6. Sempre que houver uma chance, surpreenda seu cliente

Em algum momento você já deve ter recebido algum mimo ou lembrancinha de uma marca. Seja um docinho, um brinde ou quem sabe um grande cupom de desconto. Depois disso, você com certeza considerou a mesma marca em compras posteriores, não?

Essa é uma prática interessante para atrair novos clientes e também muito boa para manter os antigos ainda mais conectados. Vale lembrar que isso não precisa acontecer apenas em bons momentos, é possível, inclusive, transformar aquela reclamação em algo legal e divertido, como uma brincadeira, tanto para diverti-los quanto deixá-los mais animados para consumir em sua loja.

Falando nisso, vem descobrir como as embalagens dos produtos são essenciais para tornar a imagem de sua loja mais profissional.

7. Saiba tudo sobre os produtos de sua loja

Seja especialista naquilo que você vende. Saiba todas as informações de como funciona, para o que serve e como deve ser usado. Tenha funcionários preparados que conhecem cada aspecto de seu produtos.

Dependendo do nicho, procure entender todos os detalhes de cada item de seu negócio. Isso ajuda não somente a vender melhor, mas também a atrair aqueles que têm dúvida sobre qual é o produto ideal para sua necessidade.

Lembre-se, nenhuma das dicas são fixas ou cravadas em pedra, você pode adaptar cada uma delas de acordo com sua necessidade e da maneira como fizer mais sentido para seu cliente. Seja criativo e use-as como guia, aprimore-as conforme for preciso, eleve seu nome e faça a coisa toda acontecer. Continue acompanhando nossas dicas para e-commerce e empreendedores aqui no blog Embalagem Fácil!

Deixe um comentário