7 tipos de embalagens para alimentos: invista em seu negócio

7 tipos de embalagens para alimentos: opções para sua empresa!

O principal foco dos diferentes tipos de embalagens para alimentos é proteger, armazenar, levar informação, transportar, conservar e vender o produto ali condicionado. Esse tipo de receptáculo também oferece a possibilidade de fracionar as porções e oferecer diferentes preços para versões maiores, ou menores, do mesmo produto.

Além do valor estético que as embalagens precisam desempenhar no ato de consumo, elas também precisam ser adequadas para que o alimento ali contido não seja danificado e causem problemas para o seu cliente. Por isso, é de extrema importância conhecer as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e as possibilidades do mercado e escolher a melhor opção para o seu tipo de produto alimentício.

Pensando nessa necessidade, a Embalagem Fácil levantou funcionalidades e benefícios das 7 principais embalagens disponíveis para alimentos e algumas dicas na hora de escolher a sua. Vamos lá?!

1. Embalagens de Vidro

Uma das opções mais clássicas para a embalagem de alimentos, o vidro se tornou uma escolha constante por oferecer muita durabilidade, resistência e impermeabilidade para os produtos. Outra vantagem para quem escolhe as embalagens de vidro é que elas podem ser facilmente esterilizadas, mantendo os alimentos longe de elementos que possam oxidar ou danificar sua qualidade.

Quando falamos sobre a usabilidade que esse material oferece ao consumidor, o vidro permanece bem vedado por um tempo muito maior, além de um alto potencial de conservação e a capacidade de evitar odores, manchas ou outros “rastros” do alimento na embalagem. Esse valor de usabilidade também se torna maior com as embalagens de vidro, pois ela também pode ser reutilizada na rotina do cliente – outra forma de fixar sua marca e manter a fidelização ativa!

A embalagem de vidro também tem um grande potencial quando falamos sobre empresas sustentáveis, afinal, ela é facilmente reutilizável e reciclável, além de possibilitar um programa de devolução após o consumo – o que ainda pode ser trabalhado como uma estratégia de marketing da empresa!

2. Embalagens de Alumínio

Ideais para o transporte e conservação de alimentos perecíveis e sensíveis à luz, as embalagens de alumínio são opções muito seguras, leves, econômicas e extremamente resistentes. Se a sua empresa é especialista em produtos alimentícios que precisam de um grande tempo de transporte ou que ficam expostos por longos períodos nas prateleiras de supermercado, como as conservas, essa é a alternativa mais adequada.

Outras vantagens que fazem do alumínio uma das opções mais indicadas para alimentos são: a maleabilidade; a resistência à oxidação; a conservação de temperaturas mais frescas; e o potencial de reciclagem desse composto. Esse último fator, inclusive, oferece ao alumínio a capacidade de ser reciclado inúmeras vezes sem que o material perca sua qualidade e continue utilizando menos recursos naturais.

Mesmo com todas as vantagens, as embalagens de alumínio pedem uma atenção muito importante para seu transporte e armazenamento. Por delimitações de segurança e integridade dos alimentos, é importante descartar recipientes amassados, arranhados ou perfurados, pois o ambiente pouco oxigenado que se cria com esses danos é muito favorável ao desenvolvimento de bactérias.

3. Embalagens de aço para comida

Temos certeza que você tem aí em sua casa algum alimento embalado em latas ou caixas de aço, afinal, essa é uma das alternativas mais saudáveis do mercado. Perfeitas para preservar os nutrientes dos alimentos, elas são práticas, versáteis e dispensam a adição de conservantes na composição dos produtos que armazenam.

Outro sistema que possibilita a qualidade dos produtos armazenados em embalagens de aço é o autoclave, um dispositivo que oferece máxima esterilização para esse tipo de armazenamento e cozimento. Esse processo térmico oferece alimentos seguros, naturais e, por consequência, embalagens 100% recicláveis em um período de 5 anos.

4. Caixas de isopor

Uma opção leve de fácil transporte para pequenas distâncias, o isopor é formado por 5% de plástico e 95% de ar. Por ser ideal para alimentos que precisam ser mantidos com sua temperatura inicial, as embalagens de isopor permitem que bolsas térmicas ou até mesmo gelo sejam adicionados ao compartimento e, com isso, os produtos se mantêm conservados com mais facilidade.

O isopor é uma opção completa para pequenos negócios, mas é importante prestar atenção também às limitações desse tipo de embalagem. Caso você aposte nessa alternativa, é importante lembrar seus clientes que a embalagem de isopor não pode ser utilizada no micro-ondas. Ela também não pode ser reciclada de forma prática e com valores que compensam financeiramente.

5. Embalagens de plástico para alimentos

As embalagens plásticas para alimentos são flexíveis, resistentes e muito versáteis. Elas podem ser produzidas em diferentes densidades para atender as demandas específicas de negócios diversos. Existem 4 principais tipos de plástico que podem ser usados para embalar e transportar alimentos, são eles:

  • PVC: alternativa rígida e muito versátil. É a opção utilizada para embalagens de maionese e sucos;
  • Poliestireno (PS): uma opção de plástico mais leve e com capacidade de isolamento térmico. Muito utilizado para doces!
  • PET: as embalagens para alimento de PET são resistentes, baratas e muito seguras. São usadas normalmente para líquidos;
  • PEAD: como o próprio nome diz, esse é um polietileno de alta densidade, flexível e boa estabilidade térmica.

Por exigir um processo mais complexo de reciclagem, elas causam polêmica nas listas de recomendação, mas é importante conhecer as possibilidades do mercado e compreender, dentro da realidade e necessidade da sua empresa, qual opção é a mais lucrativa.

Conheça mais sobre nosso conteúdo com dicas de como vender doces!

6. Papel ondulado para transportar alimentos

As embalagens para alimentos de papel ondulado são muito resistentes a variações de temperatura e de compressão, além de serem muito versáteis e apresentarem um alto grau de utilização dentro da sua empresa. Elas são excelentes para o transporte de frutas, verduras e caixas mais delicadas, como as de ovo de páscoa.

O papel ondulado não oferece riscos de contaminação à saúde ou ao meio ambiente, então se a sua empresa visa alternativas recicláveis e sustentáveis, ele pode sim ser uma opção para considerar.

7. Embalagem com multicamadas

Muito utilizadas para embalar de forma eficiente leites, sucos e outros derivados de leite, as embalagens cartonadas são compostas por diversas camadas de papel cartão, plástico de baixa densidade e alumínio. Essa estrutura de multicamadas constrói barreiras que impedem a entrada de luz, água e ar dentro das embalagens, protegendo assim os alimentos de microorganismos e odores.

As embalagens multicamadas também podem ser usadas para preservar os nutrientes e o sabor dos alimentos, pois elas não exigem que eles recebam a adição de conservantes ou precisem ser mantidos refrigerados (antes de serem abertos). Outro fator muito importante sobre essas embalagens é que as camas de papel podem ser recicladas e as camadas de plástico e de alumínio podem ser reutilizadas industrialmente.

Não deixe de ler também: Como montar um e-commerce? Veja as principais dicas!

Como escolher embalagens de alimentos? 4 critérios para considerar!

Como foi possível perceber, cada tipo de embalagem tem suas especificações, e elas podem influenciar diretamente no uso e na eficiência que cada opção pode trazer para sua empresa. E diante de um cenário tão completo em alternativas, como escolher então a melhor opção para o seu negócio? Pensando nessa necessidade, separamos 4 critérios para levar em consideração na hora de escolher as embalagens para seus produtos. Vamos conhecê-los?

Qual o impacto da embalagem na proteção?

Aqui é importante considerar o tipo de embalagem que oferece mais proteção e segurança para os alimentos que você comercializa. Considere sempre a quantidade de vezes que esse produto pode ser manuseado e enviado para transporte; quantas interferências de choques, vibrações e mudanças de temperatura ele vai passar; e as formas de adulteração que ela precisa ser eficiente na proteção.

Como ela ajuda a conservar o alimento?

Uma embalagem de alimento eficiente deve oferecer máxima conservação aos produtos que protege, por isso, ela deve ser capaz de controlar fatores externos como a interferência de luz, água e oxigênio que possam vir a entrar em contato com o produto. Esse invólucro também precisa ser entendido como uma barreira de proteção contra qualquer desenvolvimento de microrganismos que danifiquem a qualidade e a segurança de consumo.

Ela pode oferecer informação ao consumidor?

As informações que a embalagem oferece sobre o produto são indispensáveis, tanto em relação à legislação do mercado brasileiro, quanto para o investimento do consumidor naquele alimento.

Lista de ingredientes, conteúdo líquido, identificação de origem e prazo de validade são algumas das informações exigidas como obrigatoriedade pela ANVISA. Sua empresa também pode apostar em tipos de embalagens que ajudem na construção de informações para gestão de estoque, instruções de armazenamento e até mesmo preço – principalmente se ela for uma distribuidora!

Quão conveniente para o consumo é a embalagem?

Uma embalagem conveniente pode fazer muita diferença na hora da escolha de um produto em detrimento de outro pelo consumidor, por isso, esse também é um critério de escolha. Se esse é um fator que também interfere no seu tipo de alimento comercializado, é importante pensar em como aquela embalagem pode simplificar o armazenamento, o consumo em diferentes situações, a venda, a divisão em pequenas doses, a abertura e o descarte.

Bônus: a embalagem é sustentável ou reutilizável?

A sustentabilidade é uma das vertentes de posicionamento de marca que mais se destacam nesse momento do consumo. Esse ideal pode ser um fator decisivo de comprar para diferentes nichos, por isso, se o seu produto alimentício se encaixa aqui, é indispensável que esse se torne um fator decisivo.

Além dos fatores anteriormente citados, considere o processo de fabricação das embalagens e as formas mais limpas de reciclagem (e não deixe de comunicar esse cuidado ao seu cliente final). Outro fator importante é pensar em alternativas que possam ser reutilizadas após o consumo do produto.

Leia também: Embalagens sustentáveis para alimentos: como escolher?

A embalagem é, antes do sabor ou da textura, a primeira forma de contato que o cliente tem com seu produto alimentício, por isso ela deve ser escolhida com muito cuidado e atenção. Agora que você já conhece os principais tipos do mercado e os critérios que não podem ficar de fora na tomada de decisão, venha conhecer mais sobre a importância da embalagem e o papel dela no seu negócio!

Deixe um comentário