Embalagens para alimentos: tudo o que você deve saber!

Nos dias de hoje, temos uma infinidade de embalagens para os mais diversos tipos de alimentos que são comercializados. Seja comida fresca, quente ou líquida, sempre há um recipiente para acondicionar tudo o que as empresas ou residências possam precisar. E tão importante quanto manter a qualidade da comida é saber qual escolha é a mais indicada para a sua acomodação.

Há no mercado uma variedade extensa de opções e tomar a decisão certa é imprescindível. E muitas variáveis devem ser levadas em conta quando falamos nesse assunto. Se você trabalha no setor alimentício e tem delivery ou outro sistema de entrega, há alguns pontos fundamentais a serem considerados, como: qual o material a ser usado e que tipo de comida será transportada, por exemplo.

Acompanhe o nosso post e descubra qual a melhor embalagem para os seus produtos chegarem ao destino com a mesma qualidade que saíram.

Importância da embalagem e 5 opções para considerar!

Algumas pessoas acabam pensando em algum momento que o tipo de recipiente onde guardam ou transportam os seus mantimentos não seja algo que merece muita consideração. Porém, essa deve ser uma das prioridades do setor alimentício, já que a maneira como alimentos distintos são acondicionados é o que garante sua integridade dentro dos padrões de qualidade e segurança alimentar – dois fatores que geram confiabilidade ao seu negócio.

Portanto, deve ser feita uma análise para que a melhor opção de recipiente seja escolhida. Para que seu produto seja transportado da melhor maneira possível, separamos 5 modelos para conhecer e analisar na hora de escolher uma alternativa certeira para o seu produto. Vamos lá?!

1. Embalagens de vidro para seus alimentos

Os recipientes de vidro tem sido utilizados para produtos do gênero alimentício há muito tempo. Por ser uma das alternativas mais antigas, o vidro sempre foi a escolha mais lógica na questão do armazenamento devido a sua alta capacidade de conservação.

O vidro, quando utilizado com uma tampa que facilite e mantenha ainda mais a vedação, é capaz de manter qualquer alimento longe da umidade presente no ar, previne contra o surgimento de odores desagradáveis, também é muito eficaz conta a oxidação ou qualquer outra variante externa que possa danificar o seu conteúdo.

Outro fator que contribui positivamente para a utilização do vidro é o fator ambiental. Esse material tão usado é reciclável e ainda tem a vantagem de poder ser facilmente reutilizado. Muitas empresas que são do ramo de bebidas já fazem uso da prática de pedir uma espécie de “recall” se suas garrafas para que elas voltem à linha de produção.

Vários clientes finais igualmente fazem a reutilização desse tipo de invólucro, como matéria-prima para projetos de arte e artesanato. E essa realmente deve ser a conduta ideal, pois o vidro pode demorar mais de 1.000.000 de anos para se decompor completamente.

No caso de estabelecimentos que trabalhem com as entregas delivery, é melhor evitar o transporte dos seus produtos no vidro, já que não é nada prático em termos de logística. Mas se você produz alimentos de forma artesanal, essa embalagem pode ser um ótimo agregador de valor para o produto final!

2. Sacolas e recipientes de plástico

As opções em plástico tem sido a escolha de muitas empresas por conta da sua praticidade, baixo preço e também por sua alta maleabilidade, ou seja, pode se adaptar a qualquer formato sem problema algum. Fazendo com que haja muitas opções em plástico que facilmente se adaptam à necessidades comerciais de quem as compra.

Quando falamos em personalização, as possibilidade são imensas, já que o plástico pode ser customizado, ter sua densidade, cor e formato alterados sem muita dificuldade. Algo que acabou atraindo ainda mais as empresas para que optassem pelo plástico na hora de embalar seus produtos.

Um ponto muito negativo na seu uso é a questão ambiental. O tempo de vida do plástico na natureza pode chegar a mais de 450 anos. O que o faz entrar para a lista dos menos eco friendly dentre as opções disponíveis no mercado.

A criação de programas e iniciativas que trabalhem ativamente na reciclagem é uma das estratégias que pode ajudar na utilização consciente desse material. Até mesmo em função de períodos e movimentos que visam diminuir seu uso em ambientes que não seja extremamente necessário.

Não deixe de ler também: Importância da embalagem: que papel ela tem no seu negócio?

3. Embalando alimentos no alumínio

O alumínio pode ser uma alternativa viável para sua empresa caso o produto que você ofereça necessite desse tipo de conservação. Assim como o vidro, o alumínio tem alto poder de conservação caso não tenha danos em sua estrutura. Isto é, pois quando há amassados ou batidas, ele pode acabar entrando em contato com o que há dentro da embalagem e contaminar a comida.

Ele tem sido muito utilizado quando é necessária a manutenção da qualidade em produtos de origem perecível e que precisam passar muito tempo estocados ou na prateleira. Vale também para aqueles casos onde haja demanda de viagens longas, etc.

Assim como o vidro, o alumínio tem uma capacidade de vedação incrível. Além disso, tem alta maleabilidade, mantém os alimentos frescos por mais tempo, é reciclável e tem menor impacto ambiental caso seja descartado de maneira incorreta (a depender do alumínio).

Mas então porque ele não é tão popular? Por conta das possibilidades de contaminação. Como sua construção que permite certa maleabilidade, o alumínio pode ser facilmente danificado, tornando o seu conteúdo potencialmente contaminado. Em razão desse motivo, latas com furos, batidas e amassados não devem ser comercializadas e sim, diretamente devolvidas ao fabricante.

4. Embalagens de isopor

Essa é uma das melhores opções quando precisamos considerar a manutenção da temperatura da comida. Além do papel cartonado, que veremos a seguir, o isopor é constituído de uma forma que facilite que sua superfície conserve calor ou frio. Essa alternativa pode ser muito interessante quando se pretende armazenar itens que devem ser consumidos frescos, como o caso de peixes e massas, por exemplo.

Ecologicamente falando, o isopor não é totalmente viável e necessita de em média 400 anos para se decompor, além das possibilidades de reciclagem que são quase nulas. Considerando a personalização e o uso da sua marca também não será viável por conta da própria estrutura que não favorece.

5. Utilizando o papel cartonado ou papel Kraft

Em último e não menos importantes, temos as sacolas de papel cartonado e o papel Kraft que hoje têm dominado o mercado de embalagens. Eles combinam as habilidades do isopor, pois mantêm a temperatura, e a conservação do vidro e do alumínio.

Sendo assim, a procura cada vez maior por essa opção de acondicionamento é muito bem justificada. O papel cartonado pode ser modelado de acordo com as necessidades do alimento, é armazenado sem ocupar grandes espaços e serve para guardar líquidos e sólidos.

Em termos de delivery é a escolha perfeita pois ele atende a todas as demandas muito bem. Do ponto de vista ecológico, o papel cartonado também é vantajoso, sendo eco friendly e, em caso de descarte incorreto, se decompõe rapidamente na natureza. E, por fim, o ponto que faz com que o cartonado seja muito utilizado são as imensas facilidade e a qualidade das personalizações. Sua marca pode brilhar ainda mais.

Leia também: Embalagens sustentáveis para alimentos: como escolher?

O papel Kraft entra na mesma categoria e sai na desvantagem apenas na questão dos líquidos. Altamente adaptável, ele vem como alternativa mais acessível financeiramente. Esse lindo papel em tons terrosos é capaz de manter a temperatura por tempo relativamente mais curto e tem alta capacidade de personalização, trazendo ainda mais charme e dando mais valor à identidade visual da sua empresa. Vale muito o investimento.

Agora que você já sabe tudo sobre as embalagens , que tal dar uma olhada no nosso incrível catálogo de embalagens para alimentos e escolha a mais adequada para você e o seu negócio. Em caso de dúvidas, estamos sempre dispostos a te ajudar através da nossa central de atendimento via chat ou WhatsApp.

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