10 estratégias de marketing para o seu delivery DECOLAR!

Levando em consideração o seu modelo de negócios, as estratégias de marketing para delivery são importantíssimas para garantir seu sucesso. Pense bem: se as pessoas utilizam os meios digitais para entrar em contato com esses serviços e praticamente não têm contato nenhum com a empresa no meio físico, é preciso ter uma marca com presença forte na cabeça dos consumidores. Além disso, uma presença que seja atrativa para as pessoas. Você não concorda?

Com isso em mente, qualquer proprietário de delivery vai querer investir um tempinho estudando algumas estratégias de marketing para impulsionar seu negócio — olha só para você: está fazendo isso agora mesmo! Não só estudar, mas colocar as ideias em prática é a chave para conseguir melhores resultados com o negócio. Para te ajudar com isso, listamos aqui algumas dicas práticas. Confira!

Lista: 10 estratégias de marketing para delivery

Quando falamos em estratégias de marketing, muita gente pensa logo em ações voltadas para o marketing digital, principalmente voltado às redes sociais. Elas realmente são muito importantes, e ocupam lugares importantes na nossa lista. Mas, outros pontos de contato com o cliente, no “mundo real”, também são bem importantes. Acompanhe:

1. Trabalhe com dados concretos para criar uma estratégia firme

Você sabe quem são as pessoas que consomem do seu delivery? Sabe MESMO, ou apenas imagina quem são? No marketing, trabalhar com a incerteza só vai te trazer resultados igualmente incertos. Pode ser que em algum momento você acerte, mas vai ser na sorte!

Para evitar isso, nossa primeira dica é que trabalhe com dados reais do seu público.

  • Quem compra mais de você são homens ou mulheres?
  • Em que regiões eles moram?
  • Em que horário costumam pedir mais?
  • Como é a vida que eles levam?
  • Mais ou menos, quantos anos têm?

Com as respostas para essas perguntas, você poderá fazer ações menos genéricas, e muito mais assertivas. Um delivery que faz a venda de marmitas para o horário do almoço, por exemplo, poderá identificar que seu público maior são de pessoas que estão no trabalho, e que querem uma comida rápida e saborosa, para aproveitar em seu horário de almoço que normalmente só dura 1 hora.

Por outro lado, uma cervejaria e hamburgueria que faz suas vendas no período da noite pode perceber que seu público é de pessoas na casa dos 30, com um emprego mais estável e, por isso, com mais poder aquisitivo. No delivery, suas preferências são por lanches que trazem um quê de artesanal, com ingredientes nobres e processos de preparo que levam em consideração as tradições que realçam o sabor.

Nesses dois casos, a comunicação deve ser bem diferente: o primeiro delivery pode focar suas ações de divulgação nos benefícios do seu negócio que são positivos para a audiência principal — entrega rápida, valores econômicos, pagamento com vale refeição e comida caseira; enquanto o segundo pode focar em pontos bem diferentes — as opções de cervejas feitas segundo as tradicionais escolas estrangeiras, hambúrgueres feitos com carnes nobres, molhos da casa feitos com combinações sofisticadas, e por aí vai.

Para fazer essa comunicação assertiva, uma ferramenta de marketing pode te ajudar: a brand persona. Com ela, você define algo como a personalidade da sua marca, o que vai te ajudar a determinar o tom de voz e o vocabulário usado nas comunicações em todos os meios, das redes sociais ao SAC dos aplicativos e até mesmo nas escritas do cardápio.

Como conseguir estes dados do público? Atualmente, o Instagram para negócios tem ferramentas bem legais que mostram estatísticas de seus seguidores, mas você também pode fazer um estudo mais minucioso, conversando com algumas pessoas e fazendo perguntas que te ajudem a entender seu estilo de vida e suas preferências.

2. Tenha perfis ativos nas redes sociais

No início do texto, já trouxemos atenção para um ponto bem importante do mercado de deliveries: nele, o cliente praticamente não tem contato algum com o negócio físico. Por isso, ter presença online é essencial para se tornar uma marca conhecida. Assim, as pessoas saberão que seu negócio existe, e que tem benefícios atrativos para elas.

Portanto, ter perfis ativos nas redes sociais é um ponto que com certeza não poderia ficar de fora da nossa lista de estratégias de marketing para deliveries.

Veja bem: não estamos falando apenas de ter perfis nas redes sociais, mas sim ter perfis ativos. Ou seja, com publicações recorrentes e com a equipe frequentemente à disposição do público para trocar mensagens, responder dúvidas e até mesmo anotar pedidos por ali.

Para fazer isso bem feito, nada melhor do que ter uma pessoa com as competências necessárias para trabalhar com comunicação digital. Profissionais de publicidade e propaganda, comunicação e marketing digital, por exemplo, ou agências especializadas.

A escolha das redes sociais também precisa ser bem feita. De nada adianta ter um perfil super ativo no Twitter se as pessoas não te seguem por lá. Hoje em dia, o Instagram e o Whatsapp são canais praticamente essenciais. Além desses, se você vê que faz sentido para seu público, outras redes podem ser criadas, como o Facebook.

3. Invista em publicidade paga

Ter um perfil no Facebook ou Instagram, ainda que seja muito ativo, talvez não seja o bastante para atrair novos consumidores tanto quanto você gostaria. Por isso, você pode recorrer à outra poderosa ferramenta: as propagandas pagas. Nessas próprias redes, existem ferramentas bem intuitivas para configurar seus anúncios e colocá-los no ar.

O mais legal é que as redes sociais possuem algoritmos de geolocalização bem poderosos , o que vai te permitir fazer com que um determinado anúncio apareça apenas para pessoas que moram ou que estão nas regiões atendidas por seu delivery, por exemplo. Não só isso, mas questões demográficas também podem ser definidas, como a faixa etária do público que você quer atingir. Se pessoas acima dos 40 anos, por exemplo, não fazem parte do seu foco, seu anúncio não será mostrado para elas.

A publicidade paga pode acontecer em diferentes formatos, como publicações que aparecem no feed do Facebook e Instagram, ou stories patrocinados. Se for investir nesses meios, invista um tempinho pensando em qual publicação será mais efetiva para trazer novos consumidores a partir de anúncios pagos. Uma imagem divulgando a promoção de refrigerante grátis para quem faz o primeiro pedido pode ser uma ideia. Pense nisso!

4. Faça ações em datas comemorativas

Dia internacional da Pizza, da Cerveja, Dia das Mães, dos namorados, dos pais, final de campeonatos de futebol… Todos os meses, diferentes datas especiais marcam o calendário, e você não só pode como deve aproveitá-las para usar no marketing do seu delivery! Como fazer isso? Planejando promoções ou ações especiais para cada um desses dias — isso cria uma sazonalidade e um gatilho mental de escassez, pois as pessoas vão querer aproveitar a promoção que só vale para o dia em questão.

Combo de jantar do dia dos namorados, para salvar aqueles casais que não fizeram reservas para jantar, ou uma super promoção para comemorar o dia da pizza são algumas opções para ter em mente. Coloque esse tipo de ação em prática e meça os aumentos em volume de vendas. Mesmo que ceder descontos possa não parecer benéfico para você em primeiro momento, você pode lucrar com o volume maior de pedidos que esse tipo de promoção pode gerar.

A chave é sempre medir resultados, analisar os ganhos e tomar decisões a partir disso!

5. Invista em embalagens de respeito

Vamos bater novamente na tecla de que, no delivery, seu cliente tem praticamente zero contato com a empresa. O contato com a marca ocorre justamente com a comida e com os itens que acompanham ela. Por isso, você vai querer investir em boas embalagens, que preservem bem a comida, garantam que ela chegue bem apresentada até o local de entrega e, também, que elas transmitam a essência da sua marca.

Recomendamos a leitura: Importância da embalagem: que papel ela tem no seu negócio?

Olhe bem para a forma com que embala os pedidos em seu delivery e faça uma avaliação crítica para entender os pontos de melhoria que vão surgir em mente. A batata frita chega murcha na casa do cliente? O refrigerante acaba deixando outros itens do pedido molhados? Suas embalagens são úteis na hora de saborear a comida, ou elas vão direto para o lixo?

Aqui, um pouco dos princípios do design devem ser levados em conta, como o uso feito pelo usuário, as funções principais que a embalagem deve cumprir (proteger o alimento no transporte, manter suas características por mais tempo e permitir que o cliente coma a comida de forma prática). Junto dessa boa experiência, você pode investir em personalização das embalagens, imprimindo sua marca e mostrando para o cliente que você se importa com todos os detalhes.

Se você tem um delivery de comida saudável, com uma pegada voltada para a saúde e sustentabilidade, pode demonstrar esse seu valor ao usar embalagens sustentáveis. Muito mais que a palavra, você vai demonstrar a essência da sua marca nas ações, coisas que fazem muita diferença para conquistar a confiança e fidelidade do público que se identifica com você hoje em dia.

6. Crie um clube de vantagens ou descontos

Além de conquistar novos consumidores, você deve focar esforços em estratégias de marketing que fidelizem os clientes do seu delivery. A tendência de clientes recorrentes é que façam compras cada vez maiores, aumentando o seu ticket médio, e que também se tornem fiéis a sua marca, comentando e recomendando o delivery para outras pessoas e, com isso, aumentando organicamente a sua rede de clientes.

Uma das estratégias de fidelização mais comuns são os clubes de vantagens ou de descontos, muitas vezes materializados por meio de um cartãozinho em que a empresa carimba a cada pedido feito. Quando o cartão é completo, o cliente ganha uma recompensa. Aquela famosa promoção de “a cada 10 pedidos, ganhe uma pizza de frango com catupiry de graça!” que você certamente já viu por aí.

Uma refeição gratuita é apenas um exemplo. Coloque a criatividade para funcionar e pense em outras formas que você pode surpreender seu cliente e criar um programa que seja atrativo, para tornar seu público cada vez mais fiel à você.

7. Trabalhe com influencers locais

Hoje em dia, o marketing de influência está cada vez mais efetivo para convencer o grande público a experimentar novas marcas. Se na sua cidade existem pessoas com esse tipo de influência, reunindo um bom volume de seguidores, você pode usar essas pessoas em suas estratégias de marketing local.

É possível fazer isso de duas formas: em uma parceria paga, em que você desembolsará o valor combinado com o influencer para que ele faça postagens comentando e divulgando sua marca; ou simplesmente mandando um “mimo”, uma entrega do seu delivery de comida como um presente que vai surpreender o influencer — se ele vai publicar nas redes e marcar seu perfil, é uma decisão que cabe a ele.

Momentos oportunos para colocar em prática esse tipo de estratégia de marketing para delivery são as datas especiais, para divulgar suas promoções criadas para o dia dos namorados, por exemplo, ou quando um novo prato é adicionado ao seu cardápio e você quer divulgá-lo.

Imagine enviar um mimo para o influencer da sua cidade com uma mensagem parecida com essa:

“Oi [nome do influencer], acabamos de criar essa opção de hamburger de fraldinha com barbeque de goiabada em nosso cardápio e achamos que você iria gostar de saber dessa novidade em primeira mão! Tenha um bom apetite ;)”

Se a pessoa publica isso para seus seguidores, e elogia o lanche que você enviou, certamente um bom número de pessoas vai ficar com vontade de experimentar essa novidade também!

Mais uma vez, medir os resultados dessa ação de marketing é essencial para tomar decisões futuras sobre continuar com esse tipo de prática ou não. Para fazer isso, você pode criar um link específico para a divulgação do influencer, em que você consiga ter controle de quantos cliques as pessoas fizeram por ali. Também é legal anotar o seu número de seguidores antes e depois da parceria.

Por fim, outra alternativa é criar um cupom de desconto exclusivo para o influencer, que você pode usar para contar quantas vendas realmente foram trazidas por essa pessoa.

8. Use os próprios entregadores como marketing

Mais um exemplo dos poucos pontos de contato que o cliente tem com sua empresa durante o delivery é o momento da entrega, que também precisa ser bem aproveitado para fazer o marketing da sua marca. Se você trabalha com uma equipe de entregadores próprios, e não com os terceirizados de aplicativos, ganha muitas oportunidades de personalização.

O primeiro de tudo deve ser o treinamento dos funcionários. Mostre como deve ser o relacionamento com os clientes, o cuidado com as entregas e até mesmo os cuidados no trânsito, afinal, eles estarão por toda a cidade levando a sua marca. Causar uma boa impressão é essencial!

Mas além disso, é possível usar desse transporte por toda a cidade para fazer com que outras pessoas te conheçam. A mochila que o entregador usa para as entregas pode ser adesivada com o nome da sua marca, telefone para contato ou, ainda, com fotos dos seus pratos, que despertem a vontade de comer em quem cruzar com o entregador pelo trânsito.

A roupa que o entregador usa também é uma oportunidade. Pense em camisetas ou coletes que os entregadores podem usar para fortalecer ainda mais a sua marca na cidade. Se colocar na ponta do lápis, esses são investimentos que envolvem gastos pequenos, então, super valem a pena!

9. Cadastre-se no Google Meu Negócio

Muita gente usa o Google para fazer pesquisas como “pizza perto de mim”, quando bater a fome e a vontade de comer esse prato em específico. Os resultados, via de regra, são em formato de mapa, com a lista de restaurantes da região, organizados conforme a distância do endereço do usuário ou conforme as avaliações de outros usuários.

Você já checou se seu negócio aparece nos resultados do Google? Se não aparece, o que você precisa fazer é criar cadastro na plataforma Google Meu Negócio. Lá, você vai cadastrar as informações que são de extrema importância para os usuários, como horário de atendimento e meios de contato.

Com o cadastro feito e no ar, você pode pedir para que seus clientes recorrentes façam avaliações por ali. Assim, você já fortalece seu perfil e aumenta suas chances de aparecer nos resultados de busca das pessoas em sua cidade.

10. Reforce o que as outras pessoas falam de você

Muito mais do que ouvir o que você mesmo tem para dizer do seu delivery, as pessoas querem saber o que outros consumidores acharam da experiência de comprar com seu delivery. Por isso, uma outra estratégia de marketing que você pode ter é dar destaque para as boas avaliações que você já recebeu anteriormente.

Para isso, colete as melhores avaliações que sua empresa recebeu em apps como o iFood, no próprio Google My Business, ou mensagens enviadas pelos clientes no seu Whatsapp e nas redes sociais. Transforme as capturas de tela dessas mensagens em postagens para suas redes sociais. Esse tipo de conteúdo pode ser aquele empurrãozinho final que alguém que já conhece sua marca mas nunca efetivamente fez um pedido no delivery precisa para virar seu cliente.

Teste a estratégia e veja seus efeitos!

Lembre-se: medir resultados é a chave de uma boa gestão de marketing!

Com o fim da nossa lista, você já pôde se inspirar e encontrar diferentes estratégias de marketing para seu delivery. Agora, talvez esteja com várias ideias pipocando na cabeça, com vontade de colocar várias delas em prática. Isso é ótimo! Entretanto, vamos te lembrar mais uma vez da nossa primeira dica: trabalhar com dados concretos é o que te fará ter mais assertividade nas ações, e sair do escuro com seu marketing.

Por isso, toda ação de marketing que você colocar em prática deve ter objetivos definidos — atrair novos clientes, aumentar o ticket médio dos pedidos, ou aumentar o número de clientes recorrentes, por exemplo — e maneiras reais de medir seus impactos. Para isso, os sistemas de controle de pedidos podem ser de grande ajuda.

Com esse artigo, esperamos ter te inspirado a colocar a mão na massa e transformar a maneira que seu delivery faz marketing. Se for o caso, que tal deixar um comentário aqui ao final nos contando quais planos você tem para o seu negócio? Vamos adorar te ouvir!

Para continuar estudando com a gente, confira o post: Entenda e aplique a psicologia das cores do marketing!

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